[MASOCH-L] Debungando modulos no apache

Hamilton Vera hamilton at i2.com.br
Thu Jan 11 18:58:26 BRST 2007

Olá senhores, boa tarde.

Na empresa que trabalho desenvolveram um modulo em kylix para Apache. Esse
módulo é carregado como DSO e nas ultimas semanas vem consumindo muitos
recursos do servidor (cpu e memoria basicamente).

Ja entrei em debate com a equipe de desenvolvimento alegando que um
modulo com tantas funcionalidades não deveria funcionar dessa maneira,
já que todas as ações ficam mascaradas pelo Apache. Sugeri reformular
o software (inclusive abandonar o kylix), modularizar tarefas, ficar
independente do apache,etc. Porem mesmo que decidam fazer a coisa da
maneira que acho correta, isso demandará muito tempo.

Infelizmente não tenho acesso ao codigo fonte do modulo, mas preciso de
alguma forma saber o que ele esta processando quando o load da máquina
aumenta.

Ja li documentacao como:

http://httpd.apache.org/dev/debugging.html
http://httpd.apache.org/docs/1.3/mod/mod_status.html
http://httpd.apache.org/docs/1.3/misc/API.html

Monitorei o servidor com as ferramentas conhecidas por todos como: ps,
top, strace,tuss, sniffers, arquivos no /proc, logs do apache, etc mas
descobrir o que a porcaria do modulo está processando não consegui.

Alguem tem uma dica para descobrir isso?

Obrigado :)