[MASOCH-L] Legalidade do bloqueio

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Tue Jan 9 03:37:29 BRST 2007

Leonardo Rodrigues Magalhães wrote:

>     Tenho certeza absoluta que se a BrT estivesse um pingo interessada
> em defender os seus usuários, ela arrumaria um jeito para contestar essa

E enquanto está contestando, paga-se a multa diária?

> decisão. No mínimo alegar que ela não 'disponibiliza' vídeo de nada, ela
> apenas disponibiliza acesso internet. O controle do que é
> disponibilizado ou não, deve ser feito no site que disponibiliza e não
> por quem provê acesso internet. No mínimo isso.

Sabe aquela estória de que "a justiça é cega"?  Pois é, combina muito
bem com aquela outra em que "o pior cego é o que não quer ver".   ;-)

>     Ao meu ver, a BrT deve estar com seus backbones internacionais pra
> lá de entupidos e acabou vendo nessa decisão atrapalhada desse juíz uma
> ótima oportunidade de reduzir um pouco seu tráfego internacional. Tanto
> que outros grandes provedores de backbone, GVT e Embratel que eu pude
> testar, continuam com acesso youtube liberado. E supostamente, a decisão
> vale para todos.

De suposição em suposição, cuidado com o supositório que pode vir atrás.
  ;-)  (Desculpe, não pude resistir)

Também acho muito estranho a BrT ter bloqueado, mas eu não sei os
detalhes de quem estava sendo processado, não vou supor nada a
respeito.  Só estou dizendo que, se eu fosse a BrT, e um juiz me desse a
ordem de tirar do ar os filmes da Cica no YouTube, eu também tiraria o
YouTube todo do ar, e depois tentaria entubar a Cica por essa confusão.  ;-)

Aliás, se um perito disse que era possível tirar os videos do ar,
acredito um bom começo seria pedir ao perito para provar isso, e se ele
não conseguir, anular o processo.

Nem mesmo o youtube tem como proibir os filmes da moçoila, a menos que
proiba qualquer filme.

                                        Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br