[MASOCH-L] Tribunal de Contas do Ceará fracassa e abandona Softlivre

Omar Kaminski omar at kaminski.com
Mon Aug 6 22:44:41 BRT 2007

Prezados, meus dois cents:

A luta pelo software livre é a luta pela soberania, independência
tecnológica, auditabilidade e desenvolvimento.

Na esfera jurídica infelizmente existem poucos simpatizantes, o que não
impede de existirem ao menos 5 leis estaduais e várias municipais em favor,
bem como a recente lei do processo eletrônico prevê sua adoção preferencial.
Há inclusive várias iniciativas jurídicas envolvendo o licenciamento.

É uma luta inglória e às vezes desanima? Sim, enquanto o software livre for
visto como "genérico" ou "segunda linha" e não tiver invadido os desktops
dos usuários finais.

Mas a luta mais inglória é tentar vencer a preguiça dos usuários de deixar a
passividade quase televisiva e partir para a ação/modificação/divulgação de
ferramentas informacionais.

Ou o futuro será colaborativo ou cada vez mais restritivo.

[]s
Omar