[MASOCH-L] Tribunal de Contas do Ceará fracassa e abandona Softlivre

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Sun Aug 5 23:59:00 BRT 2007

Leonardo Rodrigues Magalhães wrote:
>     Dito tudo isso, eu acho SIM que o Linux pode substituir, em diversas
> situações, outras plataformas de software (M$). Sistemas que não rodam
> nativamente em Linux, como alguns sistemas de bancos e outras coisinhas,
> podem ser centralizadas num servidor TS por exemplo, sendo utilizado
> apenas pelos usuários que precisam delas.

    Só para botar mais lenha na fogueira, quantos de voces não conhecem
pontos de venda, caixa ou mesmo terminais de consulta que rodam windows
somente para acessar um programa de emulação de terminal telnet (para
servidor Unix) ou tn3270 (quem não sabe o que é, melhor não saber...).
Já ví vários desses, em vários lugares.  Outros ainda usam simplesmente
uma interface web, muitas vezes com configuração para nem deixar o
usuário ver qualquer coisa do sistema operacional.  Para esses casos,
usar windows era andar pra trás.

    O que é mais complicado de mudar é o computador "genérico", em que o
usuário quer rodar qualquer coisa que apareça.  Mas isso é minoria em
ambiente corporativo (como definido anteriormente).  Mesmo as estações
desktop poderiam em sua grande maioria ser migradas, pois só precisam de
um programa para editar documentos, ler email e acessar web.  Ok, ok,
não vou ser radical e dizer que o OpenOffice substitui com 100% de
qualidade o que o M$ Office faz.  Mas para falar a verdade, quantos
usuários usam os recursos mais avançados?  Bem, eu pessoalmente tenho
que falar de um recurso do M$ Office que é ótimo: O dicionário!  Eu
diria o OpenOffice está com um nível de qualidade comparável com o M$
Office 97, que eu acredito que atenda bem a maioria dos usuários.

    Tambem não vou radicalizar e dizer que mudar de Windows para Unix
(Linux é apenas uma das opções, mas radicais não percebem isso) é
transparente e fácil.  Mas quem disse que migrar de Win98 e Office 97
para Windows Vista e Office 2007 é transparente e fácil?
>    Não acho, porém, que TODOS Windows podem ser substituídos por Linux.
> Nem em servidores nem em estações de trabalho. Acho que ambas
> plataformas possuem seus méritos e também deméritos. A escolha de
> utilizar essa ou aquela é uma decisão individual SEMPRE. O que deu certo
> pro vizinho pode não dar certo pra você.

    Essa é a melhor afirmativa de toda essa discussão.  Nem Windows nem
Linux.  Cada empresa tem que usar aquilo que é melhor para si.  Todo
mundo que disser que qualquer uma das opções é melhor está, em minha
humilde opinião, errando no mínimo por subestimação.  O que eu gostaria
mesmo de ver é uma maior integração entre os dois sistemas, mas parece
que o lado comercial do assunto quer sempre fazer de tudo para evitar
que isso aconteca.  No final das contas, isso pode ser um tiro contra o
próprio pé.  Mas só o futuro dirá, e eu acho que a Microsoft saberá se
adaptar quando as condições se modificarem.  Quem conhece Star Trek
conhece os Borgs: Eles assimilam, adaptam e vencem.  Mas até hoje não
conseguiram assimilar a Federação...   ;-)

                                        Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br