[MASOCH-L] Linux que não usa memória

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Wed Nov 8 15:14:44 BRST 2006

Alexandre,

Não tem nada no grub.conf, tanto é que ele reconhece toda a memória sem
problemas.

Jerônimo,

O padrão no CentOS já vem essa opção no syslog.conf, o noatime eu tinha
ligado a alguns dias atrás, baixou um pouco a carga, mas muito pouco.

Ontem analisando o uso nas partições (cat /proc/diskstats), achei os
números de gravação e leitura muito alto na partição / (raiz) (maior que
no /var onde estão os e-mails), procurei por arquivos que pudessem estar
fazendo esse uso, desconfiei do /tmp, pois apareciam diretórios tmpXXX e
sumiam em poucos segundos.

Movi o /tmp para a mesma partição do /var e criei um link simbólico,
resolveu o problema de carga alta.

Desconfio que o BitDefender ou o Clamav usam o /tmp para abrir os arquivos
TNEF e Zip ou algo assim.

Para testar o uso de memória cache, criei 2 arquivos de 200Mb cada e dei
um cat neles:
dd if=/dev/zero of=A1 bs=1024 count=200000
dd if=/dev/zero of=A2 bs=1024 count=200000
cat A1 > /dev/null
cat A2 > /dev/null

O sistema fez uso de 400Mb de memória cache, como esperado.

Só fiquei confuso mesmo porque isso não acontece com outros arquivos de
uso do dia a dia, por exemplo, um usuário que usa IMAP no Outlook, a cada
intervalo o Outlook checa novas mensagens, essas mensagens deveriam estar
no cache de disco, por isso a memória deveria estar toda ocupada, em
cache, mas continua livre.

Segue o resultado do comando free:
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:       1034524     334172     700352          0       3496      34956
-/+ buffers/cache:     295720     738804
Swap:      2048248      41752    2006496

Louco, não?

Acho que vou pegar pra ler o livro do Tanembaum denovo.

--
Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
fernando at bluesolutions.com.br