[MASOCH-L] Linux que não usa memória

Jeronimo Zucco jczucco at ucs.br
Wed Nov 8 10:11:26 BRST 2006

Fernando Ulisses dos Santos escreveu:
> Olá,
>
> Tenho um servidor Linux que está com um comportamento muito estranho, ele
> não usa memória para cache de disco.
>
> É um HP Pentium D HT, 3Ghz, 1Mb cache, HD SATA de 200Gb, 1Gb RAM rodando
> CentOS 4.3, kernel 2.6.9-34.0.1.ELsmp.
>
> Roda postfix, mailscanner com clamav e bitdefender, dovecot com IMAP,
> squirrelmail, squid e iptables, a carga mais pesada é por conta do
> webmail.
>
> A carga tem ficado um pouco alta, muito de CPU usado em "wa", mas o que eu
> não entendo é que ele não usa mais do que 300Mb de memória, e mantém o
> [...]

Uma coisa que eu fiz, para diminuir esse problema da carga de disco, é
colocar no /etc/syslog.conf:

mail.*                                                  -/var/log/maillog

Esse sinal de menos (-) na frente do arquivo de log faz a diferença.
Segundo o manual:

"You may prefix each entry with the minus ``-'' sign to omit syncing the
file after every logging.  Note that you might lose  information  if
the system crashes right behind a write attempt.  Nevertheless this
might give you back some performance, especially if you  run programs
that use logging in a very verbose manner."

Outra coisa que pode ser feito para aumentar a performance de disco, é
colocar a opção "noatime" no /etc/fstab no sistema de arquivos onde está
o spool da fila de e-mails e o log, e é claro, separar os discos onde
fica o spool e o log, para eles não concorrerem com leitura e escrita.

Espero ter ajudado.

--
Jeronimo Zucco
Núcleo de Processamento de Dados