[MASOCH-L] PostFix

Dickson S. Guedes guedes at unisul.br
Wed May 17 14:31:51 BRT 2006

Pessoal,

Há um mês montei um servidor contendo Postfix + Amavis + uvscan +
spamassassin, mas antes era com sendmail+mimedefang e o problema descrito
aqui não ocorria, mas tambem muitos spams estavam passando além de não
termos integração com o anti-virus.

O servidor tem desempenhado o papel muito bem, no entando o único problema
que tenho encontrado é com o tamanho da fila ela acaba aumentando muito e os
emails começam a demorar para chegar. Porém já efetuei diversas
configurações, cercando de tudo que é lado para barrar os spammers e mesmo
assim, chegam milhares (isso mesmo, milhares) de spams todos os dias que
ainda acabam passando pelo postfix, **aguardando um tempão na fila**, para
DEPOIS serem processados pelo Amavis+Spamassassin+Uvscan.

É esse tempo em fila que eu gostaria de reduzir, compartilhando o meu
problema com voces e esperando que alguem possa ter passado pela mesma
situação saindo dela com sucesso.

O que eu percebo é que muitas mensagens já são rejeitadas logo na
conversação SMTP, porem algumas acabam passando e vão para a Queue, ficam
ali um tempão para depois serem processadas pelo Amavis. Os remetentes são
variados, como a amostragem abaixo:

---
AKLXZNEHMLPZOU at seamanatty.com
AraceliStubbs at adelphia.net
BKCZUWJGKEU at texatronics.com
Beverley at over-the-rainbow.com
Carissa at MarineCorps.com
CgkGfLLyLRBxQ at uol.com.br
DFRAWMIMQG at stgonline.org
Deann at DocEmail.com
FKYUPVJZWMEJD at avantek.co.uk
Florine at o-tay.com
GCWFAJXCQZRU at kokekokko.com
Gilda at coffin-rock.com
GinaLowry at diypcmall.com
Helga at the-stock-market.com
IMSLHURAONP at wrightsboroumc.org
JTMJUJKAV at wths.net
Jason at alh.com
Jerry at panhandle.rr.com
KSCMQJ at macoptions.com
KatherineDodge at haulistics.com
Katina at asistencia.org
Kitty at netscape.net
LXPDMOU at sportsam.com
Lelia at heartthrob.com
(...)
---

Eles estão na fila, e quando chegam ao amavis ele barra todos normalmente, o
meu problema é justamente este intervalo de tempo que os emails estão
ficando em fila, o que leva a crer que pode haver algum gargalo que ainda
não contemplei.

Em momentos de pico a maquina fica com esses loads:

---
last pid: 19180;  load averages:  2.15,  3.40,  3.56     up 0+14:03:04
14:22:31
166 processes: 3 running, 163 sleeping
CPU states: 54.5% user,  0.0% nice,  7.8% system,  0.4% interrupt, 37.4%
idle
Mem: 277M Active, 1149M Inact, 183M Wired, 988K Cache, 112M Buf, 393M Free
Swap: 2048M Total, 2048M Free
---

Gostaria de saber quais as principais configurações que eu deveria atacar
para minimizar o problema ou se esta é uma caracteristica do postfix.

Um abraço,
--
Dickson S. Guedes
/*