[MASOCH-L] PostFix

Hamilton Vera hamilton at i2.com.br
Wed May 17 16:08:24 BRT 2006

Opa,

Voce pode usar filtros bayesinanos, como por exemplo o DSPAM, utilizando
"merged groups", isso ajudaria muito no caso dos SPAMs

Sobre a sua fila, o parametro que voce deve estar procurando é
bounce_queue_lifetime

Outra coisa, se voce quer diminuir o delay nas tentativas de entrega
veja no seu master.cf o paramtro:

flush     unix  n       -       n       1000?   0       flush

onde 1000 é o tempo que ele dá o "flush" periodicamente na fila.

Outras dicas:

-Utilize o ANVIL, disponivel no postfix, exemplo
# UNIDADE DE TEMPO
anvil_rate_time_unit = 60s
# NUMERO DE CONEXOES SIMULTANEAS PER/HOST
smtpd_client_connection_count_limit=10
# NUMEROS DE CONEXOES POR MINUTO PER/HOST
smtpd_client_connection_rate_limit=20

-Tratamento de erros
smtpd_soft_error_limit = 5
smtpd_hard_error_limit = 10
smtpd_error_sleep_time = 1s

-Greylist ( nao uso mas para voce pode ser conveniente.

-Coloque o que não for prioritario (msg de mailer daemon) em "hold", isso
voce pode fazer um script em shell, passando o parametro "postsuper -h
ID".

- Voce pode usar um policyd do tipo http://policyd.sourceforge.net/
para fazer throttling de remetentes/destinatarios/bytes/helo..etc.

As configuracoes acima devem ser adequadas para seu servidor, batas
dar uma olhada em http://www.postfix.org/postconf.5.html.
Espero ter ajudado.

Se precisar de mais ajuda, entre em contato comigo ou me procure lá na
postfix-br at listas.softwarelivre.org.

[]'s

Hamilton Vera - Linux Powered - Anti Spam Policy
int Administrator (char Network[],char ComputationalSystems[]);
Seven Internet http://lib.seven.com.br
"Google is my shepherd, no want shall I know"