[MASOCH-L] Solução controle de conteúdo WEB

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Fri Jun 23 14:07:27 BRT 2006

    A não ser que você tenha uma situação MUITO complexa, basta o squid
com suas maravilhosas e absurdamente flexíveis ACLs pra dar conta do recado.

    Minha experiência mostra que o grande problema não é o bloqueio em
si, mas sim o conteúdo das blacklists 'free' que existem por aí. Elas
simplesmente não servem pra bloquear conteúdo em português de forma
aceitável. Você vai acabar, necessariamente, tendo que ficar muito tempo
consultando relatórios e atualizando seus arquivos de bloqueios.

    Por causa desse problema, acabei optando, junto aos clientes
(empresas) que presto serviços, em abandonar a política de bloqueio e
passar pra política de liberação. Liberamos o que é necessário e todo o
restante é bloqueado. Assim consegui resolver TOTALMENTE, nos clientes
que toparam, os problemas de acessos indevidos e, de brinde, ainda
resolvemos problemas de virus/trojans da rede, que chegavam através de
emails pessoais ou links em emails que os usuários vira e mexe clicavam.

    Essa foi minha experiência. Desisti de depender de blacklists porque
elas não existem prontas e nem são atualizadas para sites em português.
E também porque eu simplesmente não tenho condição de ficar analisando
logs e atualizando-as.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues