[MASOCH-L] SIP GATEWAY

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Jun 14 09:06:45 BRT 2006

On Tue, 13 Jun 2006, GIULIANO_UOL wrote:

> Voce utiliza essa maquina como um PABX IP (ASTERISK + DIGIUM + SER) e
> gateway VoIP ligando as placa E1 diretamente na rede publica (ISDN /
> RAS), ou voce interliga a caixa a um PABX tradicional ?

rede pública, embratel.

> A placa DIGIUM suporta os 2 tipos de sinalizacao ? A interligacao da
> placa com uma porta E1 de uma PABX convencional e viavel ? Existem algum
> equipamento intermediario ou cabo com pinagem especial ?

nosso E1 está configurado como ISDN 30B+2D, não é a configuração default
da embratel, mas é a mais adequada para digium+asterisk creio que se seu
PABX puder sair com E1 nas mesmas condições não haverá dificuldade.

> Voce consegue fornecer funcionalidades para atendedores ou CALL CENTER
> com o ASTERISK ?

sim, muito fácil fazer isso com asterisk, especialmente se os atendedores
tiverem computadores para fazer consultas. aí, nem telefones reais eles
precisam ter, use o xlite ou coisa parecida.

> Quantos aos telefones ... voce utiliza todos eles IP SIP ? Algum modelo
> ou marca em destaque ?

todos em sip, não, nenhum modelo especial.

> A ideia de utilizar o roteador CISCO seria coloca-lo entre o PABX e a
> rede IP. Ele seria um MEDIA GATEWAY, certo ? Porem, dependendo, pode-se
> utilizar a placa DIGIUM com servidor para essa funcao tambem

nós simplesmente sucateamos o pabx original (ericsson) e toda a telefonia
interna agora é por voip.