[MASOCH-L] Pergunta básica sobre 64 bits e processamento paralelo

Anderson Nadal security at onda.com.br
Tue Jul 25 11:49:27 BRT 2006

João Carlos Mendes Luis escreveu:

> Perai, voce comparou dois processadores diferentes, com a mesma RAM e
disco, ou comparou duas
> versões diferentes de Linux no mesmo hardware?
>
> A minha experiencia com 64 bits foi justamente oposta.  O sistema em 64
bits é mais guloso com
> memória, para rodar as mesmas aplicações, e não necessariamente é mais
rápido.  Justamente pela
> gulodice pode acabar mais lento.
>
> A grande vantagem dos 64 bits está no endereçamento.  Se voce precisa
de aplicações com MUITA
> memória, poderá ter ganhos.  Por MUITA, significa mais que 4Giga em uma
única aplicação.
Se você levar em conta os processadores Intel EM64T, eles não são 64
bits "verdadeiros", eles suportam endereçamento de memória de 64 bits e
com algumas "coisinhas" a mais.
http://www.intel.com/technology/64bitextensions/faq.htm

> O ideal seria fazer como o Solaris, que tem kernel de 64 bits, mas a
maioria das aplicações é de 32
> bits.  Somente o que precisa roda em 64 bits.
Mesmo com Solaris não percebi um aumento de desempenho com aplicativos
64 bits. Alias, o maior ganho sempre foi endereçamento de memória.

> O ambiente hibrido 32/64 até é suportado em Linux e BSDs, mas até onde
eu sei, ainda não é o default.

Não é mesmo. Numa instalação Linux 64 bits, todo o sistema funciona em
64 bits, mas com uma porrada de libs de compatibilidade para 32 bits.