[MASOCH-L] Pergunta básica sobre 64 bits e processamento paralelo

João Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Tue Jul 25 11:38:15 BRT 2006

Rubens Marins wrote:

> Sobre o linux em si, voce deve usar um kernel para 64 bits, e os
> aplicativos do linux para 64 bits. Se usar um linux "normal" voce
> estara rodando em modo de 32 Bits.
>
> A um tempo atras eu fui responsavel por montar um cluster para alto
> desenpenho para o ITA  em São José dos Campos, para eles fazerem
> pesquisas com dinamicas de fluidos.
>
> Na época , para testes, recompilamos um slackware inteiramente para 64
> bits, e a diferenca de performace foi muito grande em relacao aos 32
> bits com mesma memória e disco ( P4 3.0 ghz X AMD64). Não fizemos
> [...]

Perai, voce comparou dois processadores diferentes, com a mesma RAM e disco, ou comparou duas
versões diferentes de Linux no mesmo hardware?

A minha experiencia com 64 bits foi justamente oposta.  O sistema em 64 bits é mais guloso com
memória, para rodar as mesmas aplicações, e não necessariamente é mais rápido.  Justamente pela
gulodice pode acabar mais lento.

A grande vantagem dos 64 bits está no endereçamento.  Se voce precisa de aplicações com MUITA
memória, poderá ter ganhos.  Por MUITA, significa mais que 4Giga em uma única aplicação.

O ideal seria fazer como o Solaris, que tem kernel de 64 bits, mas a maioria das aplicações é de 32
bits.  Somente o que precisa roda em 64 bits.

O ambiente hibrido 32/64 até é suportado em Linux e BSDs, mas até onde eu sei, ainda não é o default.

					Jonny

João Carlos Mendes Luís			jonny at jonny.eng.br
   Networking Engineer
--