Re: [MASOCH-L] Pergunta básica sobre 64 bits e processamento paralelo

Rubens Marins rubens.marins at gmail.com
Tue Jul 25 11:53:25 BRT 2006

> Perai, voce comparou dois processadores diferentes, com a mesma RAM e disco, ou comparou duas
> versões diferentes de Linux no mesmo hardware?

Mesma quantidade de memoria e mesmo disco , o que era diferente era so
a placa mae e o processador. 2 GB de memória.

Mesmas aplicacoes, Slackware acho que era o 10.1. Instalacao padrao do
slackware,  a versao de 64 bits eu mesmo compilei baseado no source
dos pacotes do proprio slackware, baixei o source dos pacotes do
slackware e recompilei todos, alguns deram problemas e foi preciso
mecher em alguma flag para compilar ou aplicar algum patch. Uma coisa
é que depois no 64 bits, eu desabilitei o suporte no kernel para
aplicativos de 32 bits. Ou seja, só funcionava 64 Bits nele, as distro
de 64 que vem prontas vem com compatibilidade de 32 bits ativa, e isto
pode ter dado alguma diferença , ou não.

O Soft do ITA para dinamica de fluidos , rodando em uma unica maquina,
tambem teve uma grande diferenca de performance em favor do 64 Bits,
nos testes deles foram usadas maquinas com 4 Gb de memoria em ambos os
casos. Só que eles testaram com fedora. Instalação padrão, sem
tunning.

Por este motivo eles optaram em montar o cluster em 64 bits.

--
Rubens Marins
Administrador de Sistemas