Re: [MASOCH-L] Pergunta básica sobre 64 bits e processamento paralelo

Rubens Marins rubens.marins at gmail.com
Tue Jul 25 10:18:37 BRT 2006

>     Qualquer sistema que rode no linux (por exemplo, feito no conjunto
> clássico Php, Mysql e Perl ou em linguagem C), para usar os benefícios
> do linux 64 bits e também aproveitar os dois processadores, precisa
> necessariamente ser compilado ou programado para 64 bits e usar os
> comandos / funções para acessar os processadores em paralelo ?

Para aproveitar  todo poder de fogo dos 64 bits a aplicação precisa
ser feita com 64 bits em mente, no entanto, este aplicativos que voce
mencionou (mysql, php, "apache") ja possuiu muitas otimizações para 64
bits, e se recompilados devem aproveitar estes recursos.

Sobre o linux em si, voce deve usar um kernel para 64 bits, e os
aplicativos do linux para 64 bits. Se usar um linux "normal" voce
estara rodando em modo de 32 Bits.

A um tempo atras eu fui responsavel por montar um cluster para alto
desenpenho para o ITA  em São José dos Campos, para eles fazerem
pesquisas com dinamicas de fluidos.

Na época , para testes, recompilamos um slackware inteiramente para 64
bits, e a diferenca de performace foi muito grande em relacao aos 32
bits com mesma memória e disco ( P4 3.0 ghz X AMD64). Não fizemos
testes muito precisos, simplemente notamos que a maquina estava bem
mais rapida.

Quanto aos dois processadores, você deve usar um kernel com SMP.  O
uso deles vai depender da aplicação.  O mysql sem problemas, o perl se
no apache também , ja se for script, vai precisar ser codificado com
multiplos processadores em mente. O mesmo vale para o C.

--
Rubens Marins
Administrador de Sistemas