Re: [MASOCH-L] Dúvida sobre tráfego entre Brasil e exterior

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Tue Jan 17 19:49:48 BRST 2006

> Hmmm... não entendi direito... se o consumo de tráfego internacional é um
> custo pra eles, porquê eles iriam querer me cobrar para ter um servidor
> proxy com eles no Brasil para atender apenas aos usuários deles? Não faria

Pq eles também estão no negócio de hospedagem de sites (TIC -
Telefônica Internet Center) e de distribuição de conteúdo (Akamai).
Apesar disso ser supostamente um custo, na prática eles vão deixar a
competição pelo canal internacional determinar o índice de perda de
pacotes no acesso ao seu conteúdo... eles não vão ampliar o canal
internacional em função do seu serviço, vão é degradar o serviço como
um todo.

> sentido. Ainda mais que, no caso do speedy por ex, eles cobram pelo tráfego,
> ou seja, quanto mais tráfego o cliente consumir, melhor para eles. E se eles

Eles querem cobrar pelo tráfego do Speedy. Por causa da concorrência
do Virtua nas grandes cidades do estado de SP, esse cobrança hoje só
afeta os planos básicos...

> puderem puxar apenas 100 kbps ao invés de 100 Mb de fora, acredito então que
> seria um bom lucro para eles, não?

Não pelo que expliquei acima. Aliás, essa discussão sobre se as teles
podem ou não cobrar para não degradar o acesso a provedores de
conteúdo está em alta nos EUA onde várias incumbents estão pensando em
fazer isso, o órgão regulador de lá diz que não vai interferir...

> Sobre o proxy, a conexão pela http (80) e RTSP (554) empatam em 45% cada, e
> o MMS (1755) fica com 10%, mas não sei até que ponto os clientes podem estar
> conectando através de proxy. Tenho habilitado o stream splitting no Media
> Services, mas ainda não descobri como saber se algumas conexões estão sendo
> feitas por proxy.

Você pode comparar os IPs e acessos da página com o link para o
arquivo que aponta os servidores, com os acessos efetivos aos
servidores de streaming... mas você precisa forçar a que essa página
HTML não seja cacheável.

Quanto aos protocolos, pode ser que algum esteja tendo caching e
outros não... e você só citou protocolos Windows Media, pode ser que
Quick Time ou Real estejam sofrendo stream-splitting e Windows Media,
não.

> Sobre os fornecedores de conteúdo, ano passado eu tinha uma rádio web que
> passava dos 1.000 ouvintes simultâneos, tentei com alguns provedores de
> conteúdo, apenas um se interessou e mesmo assim me pediu 50% do faturamento
> bruto para hospedar toda a estrutura. Aí obviamente que eu não aceitei né.

Com a banda que você citou, você é um fornecedor de conteúdo... vários
portais menores não tem o tráfego que você está cogitando injetar na
inet-br.

Rubens