[MASOCH-L] Performance em ReiserFS

João Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Mon Jan 2 16:05:52 BRST 2006

marcos rocha wrote:
> Joao,
>
> eu fiz minha levando em consideracao que o sistema de
> raid foi ou sera implementado via harware e nao via
> software. nao considero uma implementacao via software
> confiavel o bastante nem performatica o suficiente
> para  recomenda-la.
> sendo assim, o sistema operacional nao tem como
> escolher qual disco sera usado para recuperar a
> informacao - caso seja usado o raid 1. na verdade o
> sistema operacional nem sabe que existe raid 1
> implementado. tudo sera controlado pela controladora
> raid e nao pelo sistema operacional.

Você está considerando que a controladora não possui um sistema
operacional.  Ela tem.  Principalmente sendo uma controladora RAID.  A
controladora tem que tomar decisões a respeito dos discos, incluindo que
setor ler, e de onde.  Alguns chamam de firmware, mas é essencialmente
um software, fixo em ROM, que define como o sistema vai operar, logo é
um tipo de sistema operacional.  Algumas controladoras, como as da
Adaptec, por exemplo, permitem que o microcódigo da máquina de estados
seja enviado no inicio da operação, o que pode deixar ainda mais claro
que é algo programável.

> qdo se estiver utilizando raid 5 via harware, o
> processo de leitura eh sensivelmente mais rapido pois
> le-se os blocos de dados de todos os discos, que
> compoem o raid 5, ao mesmo tempo. ou seja, em
> paralelo. esse paralelismo de leitura de dados garante
> melhor performance ao sistema raid 5, se comparado com
> o sistema raid 1 ou mesmo se comparado com sistemas
> sem raid.

A leitura do RAID5 é comparável à do RAID0, onde o espalhamento dos
setores melhora o desempenho geral por dividir a carga entre os discos
para setores diferentes.  Se os setores a serem lidos estiverem no mesmo
disco (colisão), não há ganho.  O RAID1 te dá exatamente esse
desempenho, sem ter o problema de colisão de setores tão forte, pois
ambos os discos contém os setores.

Quando o número de discos do RAID5 aumenta, a chance de colisão diminui,
e o desempenho de leitura aumenta.    Em compensação, o desempenho de
escrita piora ainda mais.  Para ser melhor que RAID1, teria que ter pelo
menos 4 discos no array.

Talvez na sua afirmativa o número 4 ou mais já estivesse sub-entendido,
o que acaba gerando os resultados que voce falou.  E então empatamos.   ;-)

> [...]
> 1 no processo de escrita, pois o sistema raid 5
> precisa calcular a paridade antes de realizar a
> escrita dos dados em disco.
> outro ponto em que discordo de vc eh que as
> controladoras scsi sao, por natureza, assincronas e
> nao sincronas. essas controladoras, assim como as
> controladoras raid, recebem as requisicoes (sejam elas
> de leitura ou escrita) e enfileiram as requisicoes com
> o objetivo de otimizar o atendimento de todas as
> requisicoes - algo parecido com o elevator seek
> misturado com burst. mais uma vez o sistema
> operacional nao tem como interferir no funcionamento

O nome disso é acesso sequencial, e não sincrono, e a otimização é feita
com a facilidade do Tagged Command Queueing.  Vale lembrar que os discos
SATA-II já tem suporte a TCQ e NCQ (Native Command Queueing), é isso que
faz com que muitos equipamentos de RAID SATA tenham um custo beneficio
tão bom.

SCSI Assincrono é um  tipo de acesso que é usado por elementos SCSI de
baixo desempenho, como Zip Drives, gravadores de CD, controladoras de
ambiente, etc. e tem a ver com a forma que os comandos são enviados ao
barramento.  Se voce fala em clock (320MBytes/s, 160Mbytes/s, etc) então
é obrigatoriamente síncrono, e não conheço nenhum disco lançado nos
ultimos 15 anos que suporte acesso assíncrono.