[MASOCH-L] Performance em ReiserFS

marcos rocha mczueira at yahoo.com.br
Mon Jan 2 17:15:12 BRST 2006

--- João Carlos Mendes Luis <jonny at jonny.eng.br>
escreveu:

> [...]
> operacional.  Ela tem.  Principalmente sendo uma
> controladora RAID.  A
> controladora tem que tomar decisões a respeito dos
> discos, incluindo que
> setor ler, e de onde.  Alguns chamam de firmware,
> mas é essencialmente
> um software, fixo em ROM, que define como o sistema
> vai operar, logo é
> um tipo de sistema operacional.  Algumas
> controladoras, como as da
> Adaptec, por exemplo, permitem que o microcódigo da
> máquina de estados
> seja enviado no inicio da operação, o que pode

concordo, mas o sistema operacional pouco pode
interferir (para nao dizer que nao pode interferir) no
microcodigo/bios/firmware da controladora

> [...]
> exatamente esse
> desempenho, sem ter o problema de colisão de setores
> tão forte, pois
> ambos os discos contém os setores.
>
> Quando o número de discos do RAID5 aumenta, a chance
> de colisão diminui,
> e o desempenho de leitura aumenta.    Em
> compensação, o desempenho de
> escrita piora ainda mais.  Para ser melhor que
> RAID1, teria que ter pelo
> menos 4 discos no array.
>
> Talvez na sua afirmativa o número 4 ou mais já
> estivesse sub-entendido,
> o que acaba gerando os resultados que voce falou.  E

vc esta certo, concordo com vc qdo vc diz que a
performance de leitura do raid 5 eh semelhante ao raid
0.
mas, discordo qdo vc diz que o processo de leitura do
raid 5 eh mais lento que o processo de leitura do raid
1 por causa das colisoes, pois o sistema raid 1
utiliza somente um disco para realizar o processo de
leitura - o disco master e o acesso aos blocos de
dados eh sequencial enquanto que o sistema raid 5,
mesmo com 3 discos e havendo colisao(pior dos casos),
utiliza todos os discos ao mesmo tempo para fazer a
leitura dos blocos de dados.
se imaginarmos um arquivo composto de 6 blocos de
dados, teriamos:
- no raid 1: leitura sequencial dos 6 blocos de dados,
sendo que sera utilizado somente um unico disco para
se fazer a leitura. o outro disco eh utilizado somente
se houver problemas no disco master.
- no raid 5: leitura sequencial dos blocos de dados em
paralelo, ou seja, precisamos ler apenas 2 blocos de
dados de cada disco.
acredito que ler sequencialmente 2 blocos de dados eh
mais rapido que ler sequencialmente 6 blocos de dados.
em qualquer caso, a qtde de blocos de dados que
precisam ser lidos sequencialmente no sistema raid 5
sempre sera menor que no sistema raid 1.

> raid
> elas
> com
> funcionamento
> >

> O nome disso é acesso sequencial, e não sincrono, e
> a otimização é feita
> com a facilidade do Tagged Command Queueing.  Vale
> lembrar que os discos
> SATA-II já tem suporte a TCQ e NCQ (Native Command
> Queueing), é isso que
> faz com que muitos equipamentos de RAID SATA tenham
> um custo beneficio
> tão bom.

concordo com o que vc disse sobre tcq e ncq.

=== message truncated ===