[MASOCH-L] Performance em ReiserFS

marcos rocha mczueira at yahoo.com.br
Mon Jan 2 15:36:47 BRST 2006

Joao,

eu fiz minha levando em consideracao que o sistema de
raid foi ou sera implementado via harware e nao via
software. nao considero uma implementacao via software
confiavel o bastante nem performatica o suficiente
para  recomenda-la.
sendo assim, o sistema operacional nao tem como
escolher qual disco sera usado para recuperar a
informacao - caso seja usado o raid 1. na verdade o
sistema operacional nem sabe que existe raid 1
implementado. tudo sera controlado pela controladora
raid e nao pelo sistema operacional.
qdo se estiver utilizando raid 5 via harware, o
processo de leitura eh sensivelmente mais rapido pois
le-se os blocos de dados de todos os discos, que
compoem o raid 5, ao mesmo tempo. ou seja, em
paralelo. esse paralelismo de leitura de dados garante
melhor performance ao sistema raid 5, se comparado com
o sistema raid 1 ou mesmo se comparado com sistemas
sem raid.
mais o sistema raid 5 eh mais lento que o sistema raid
1 no processo de escrita, pois o sistema raid 5
precisa calcular a paridade antes de realizar a
escrita dos dados em disco.
outro ponto em que discordo de vc eh que as
controladoras scsi sao, por natureza, assincronas e
nao sincronas. essas controladoras, assim como as
controladoras raid, recebem as requisicoes (sejam elas
de leitura ou escrita) e enfileiram as requisicoes com
o objetivo de otimizar o atendimento de todas as
requisicoes - algo parecido com o elevator seek
misturado com burst. mais uma vez o sistema
operacional nao tem como interferir no funcionamento
da controladora - hardware.

[]s

Marcos

--- João Carlos Mendes Luis <jonny at jonny.eng.br>