[MASOCH-L] Performance em ReiserFS

João Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Mon Jan 2 14:20:49 BRST 2006

marcos rocha wrote:
> [...]
>  acho que vcs deveriam analisar o perfil de trabalho de cada servidor que vc possui.
>  os sistemas raid 1 sao muito bons qdo vc precisa de tolerancia a falhas de disco; vc pode se dar ao luxo de perder metade do espaco total disponivel para ter tolerancia a falhas; e tem um alto indice de escrita em disco.
>  os sistemas raid 5 sao muito bons qdo vc precisa de tolerancia a falhas de disco; vc precisa otimizar a utilizacao do espaco total de disco disponivel; e tem um alto indice de leitura em disco.

Ok.

>  ou seja, se compararmos raid 1 x raid 5 - teremos:
>  raid 1 mais rapido para escrita e mais lento para leitura
>  raid 5 mais rapido para leitura e mais lento para escrita

Opa, aqui eu discordo.  RAID 1 não é mais lento para leitura.  Eu diria
inclusive que ele é mais rápido, pois ele tem o mesmo dado em dois
discos, e o sistema operacional poderia escolher qual dos dois ler.  Uma
implementação bem feita pegaria o dado mais próximo dentro do atual
elevator seek.  Já no RAID5 o desempenho de leitura é comparável ao de
um sistema sem RAID.

Em ambos os RAIDs a escrita será mais lenta, sendo que no RAID1 a
diferença em comparação a  um sistema sem RAID é pequena, e no RAID5 a
diferença é grande.

O RAID5 não trás nenhum ganho de desempenho.  Seus ganhos são de
confiabilidade e aproveitamento de espaço.
>  se vc combinarem raid 1 em particoes com alto indice de escrita e raid 5 em particoes com alto indice de leitura, vc teram um performance excelente.
>  alem disso, ha controladoras raid que podem ser configuradas para priorizar o processo de leitura ou de escrita - isso tb influencia a performance do seu sistema.
>  - verifique tb qtos MB de cache a sua controladora possui - isso influencia principalmente a performance de escrita

Esses dois comentários se aplicam a acessos em rajadas, mas no steady
state não ajudam muito.

>  - verifique se a sua controladora trabalha de forma sincrona ou assincrona - isso influencia muito a performance de escrita

O que você chama de síncrona/assíncrona?  Comandos SCSI?  Trabalhar com
SCSI assíncrono é suicídio, espero que ninguém faça isso hoje em dia.

>  - verifique a taxa de tranferencia entre a controladora e os discos
>  - verifique a qtde de rpms dos discos - isso influencia tanto a escrita qto a leitura

Isso é importantíssimo.