[MASOCH-L] Performance em ReiserFS

marcos rocha mczueira at yahoo.com.br
Mon Jan 2 12:00:13 BRST 2006

Bom dia a todos,

 eu uso raid em todos os servidores que posso e nao tenho problemas de performance em nenhum deles - uso servidores windows 2000 e linux.
 no caso do linux, em cada servidor eu uso o sistema de arquivos mais adequado para o meu problema - em todos eu uso journal.
 acho que vcs deveriam analisar o perfil de trabalho de cada servidor que vc possui.
 os sistemas raid 1 sao muito bons qdo vc precisa de tolerancia a falhas de disco; vc pode se dar ao luxo de perder metade do espaco total disponivel para ter tolerancia a falhas; e tem um alto indice de escrita em disco.
 os sistemas raid 5 sao muito bons qdo vc precisa de tolerancia a falhas de disco; vc precisa otimizar a utilizacao do espaco total de disco disponivel; e tem um alto indice de leitura em disco.
 ou seja, se compararmos raid 1 x raid 5 - teremos:
 raid 1 mais rapido para escrita e mais lento para leitura
 raid 5 mais rapido para leitura e mais lento para escrita.
 se vc combinarem raid 1 em particoes com alto indice de escrita e raid 5 em particoes com alto indice de leitura, vc teram um performance excelente.
 alem disso, ha controladoras raid que podem ser configuradas para priorizar o processo de leitura ou de escrita - isso tb influencia a performance do seu sistema.
 - verifique tb qtos MB de cache a sua controladora possui - isso influencia principalmente a performance de escrita
 - verifique se a sua controladora trabalha de forma sincrona ou assincrona - isso influencia muito a performance de escrita
 - verifique a taxa de tranferencia entre a controladora e os discos
 - verifique a qtde de rpms dos discos - isso influencia tanto a escrita qto a leitura
 - as vezes atualizando a bios da controlodora raid podemos obter melhores performance.
 - por ultimo, mas nao menos importante, escolha um sistema de arquivos condizente com as suas necessidades - verifique que ha sistemas de arquivos que ganham ou perdem performance conforme a qtde e tamanho dos arquivos.

 pronto.
 sistema otimizado.

 []s

 Marcos

"Rodrigo K. Ferreira" <rkferreira at gmail.com> escreveu: Boas opções para montar o FS nesse caso são: noatime,nodiratime,notail
Outra boa opção além do reiser é o xfs.
Uma coisa que é importante também é você não dispor todas as 10 mil contas
no mesmo diretório, criar subdiretórios para diminuir o tempo de acesso.
Não sei se o maillog está também está te incomodando, mas podes colocar um
traço "-" na frente do /var/log/maillog ficando assim:
mail.*   -/var/log/maillog
Ou até mesmo mandar os logs para um servidor de logs aparte, ou monta-los em
um ramdisk.