[MASOCH-L] http X https

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Thu Dec 14 11:33:03 BRST 2006

On Thu, 14 Dec 2006, Fernando Cordeiro wrote:

> Prezados amigos da Lista.
>
> Estou passando por um pequeno contra-tempo em relação ao apache.
>
> Tenho um site na empresa que usa SSL como default mas, no mesmo
> endereço tenho uma ferramenta que precisa ser acessar porém, ela não
> funciona com SSL ou seja, ela deve ser acessada via http.

hummm, a ferramenta deve estar bichada. qualquer página bem construída
que funciona em http, funcionará bem também em https. basta não ter
referencias absolutas, tipo href="http://meu.site/xxxx" em vez de
simplesmente href="/xxxx".

> A possível solução que tenho é de criar dois virtuais hosts, um para
> cada tipo de acesso: http e https porém, quando habilito esse
> virtualHost vira uma bagunça o http funciona mas o https não.

note que o virtual host de https é IP-based enquanto o outro pode ser IP-
ou name-based. fica como exercício descobrir porque https não pode ser
name-based ;-)

> Alguém teria uma sugestão de como fazer essa configuração no apache?

sim, eu posso fazer, mas advirto que é melhor consertar a tal ferramenta.