[MASOCH-L] problemas com compartilhamento internet

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Fri Sep 9 12:32:52 BRT 2005

On Fri, 9 Sep 2005, Junior wrote:

> O micro02 também tem duas placas de rede (1 cabo cross entre o ele e o
> micro01 e outro no sw da LAN)
> Acontece que a LAN é baseada na classe 192.168.0.x, e eu não posso
> alterá-la.
> O problema é que o ICS também utiliza a classe 192.168.0.x, então o micro02
> está com duas interfaces, mas ambas estào configuradas com a mesma classe.
> Existe alguma forma de alterar a rede que o ICS configura, ou compartilhar
> manualmente o link, como disse o Ricardo Lee?

então cometeram mesmo a burrada que comentei.

mude a topologia de tua rede, arranque a segunda placa de rede do micro-2
e fique com:

internet ---- modem ---- micro1 ---- toda a rede inclusive micro2

você NÃO PODE ter o mesmo bloco de endereços em duas redes que devem
conversar entre si. a única situação em que isso faria sentido é se o
micro2 funcionasse como uma bridge. Na verdade fico espantado que alguém
tenha feito isso. Vai contra todo o bom senso e a própria noção de que é
endereço IP e bloco de endereços. a propósito, 'classe' já era há uns dez
anos ou mais, mas a microsoft ainda não sabe disso.

para que só o micro2 acesse a internet voce tem que configurar as
políticas do micro1 adequadamente.