[MASOCH-L] Re: Algorítmo para validar MAC

Leonardo Koppes ln_koppes at yahoo.com.br
Thu May 26 11:47:20 BRT 2005

Meu caro,
Estou ouvindo muita coisa sobre MAC e gostaria de acrescentar algo. Não existe um algorítmo para criação do MAC tal qual o CPF. A formação do MAC é bem simples. Os primeiros 3 octetos identificam o fabricante da interface e os 3 últimos são atribuídos seqüenciamente pelo fabricante. Por exemplo: a Intel fabrica cartões de rede. Os primeiros octetos identificam a Intel e os restantes ela numera na seqüência em que produz os cartões. É isso aí. Esse número fica gravado numa ROM dentro do chip de rede, no modem ou outro tipo de interface. Se você pensa em autenticar o MAC, devo lembrá-lo que é possível alterar o MAC em algumas interfaces. Eu mesmo tenho um cartão cuja ROM é na verdade uma EEPROM e me permite modificar os octetos. Converse com alguém responsável pela segurança lógica para estudar a viabilidade. Vou te mandar em private uma norma do IEEE que explica com detalhes como funciona o MAC.

Leonardo.

Opa...

Minha intenção é somente verificar a sintaxe do MAC como disse o Jhon.

Texto da primeira pergunta
(Olá pessoal, algúem conhece algum algoritimo para validar MAC ?)

OK deixa pra lá...

Já disseram como resolver.

Para que necessito disso ?

Estou escrevendo uma aplicação em PHP para um provedor onde se faz
bloqueio pelo mac. Então gostaria de validar a digitação do atendente
antes de aplicar a regra com iptables.

Parte do sistema acerta o firewall automaticamente conforme vc habilita
ou cancela um pacote de um cliente em Gateways remotos.

Assim que estiver pronto colocarei no SourceForge.

Um fraterno abraço !!!

Silvio Cesar L. dos Santos
Divisão de Tecnologia da Informação
Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO