[MASOCH-L] Sobre Clonagem de MAC

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Thu May 5 12:30:31 BRT 2005

Durval Menezes wrote:
> Isso me lembra uma vez que depurei um problema em uma Sun Ultra 450 com
> 4 placas de rede (ja' vao ai' uns bons 6 anos); o boot (PROM) da maquina
> configurava automaticamente AS QUATRO INTERFACES COM O MESMO MAC. Nao
> preciso dizer o que aconteceu quando o usuario resolveu que, para o
> gatilho que ele queria implementar, iria precisar ligar duas destas
> interfaces na mesma LAN... :-)

Só deixando claro para o resto do pessoal, a norma dizia (nao sei se foi
modificada) que o endereco MAC era do equipamento, e não da placa de
rede.  Assim sendo, o MAC de uma SUN fica guardado na CMOS, e não na
placa de rede.  Esse negócio de colocar MAC em placa de rede é coisa de
PC, que não sabe o que é rede, e tem que receber um objeto estranho no
seu barramento.

Ainda assim, a Sun sempre permitiu mudar o MAC das placas,
individualmente.  O MAC da CMOS, como qualquer outro, é meramente
recomendado, mas não obrigatório.

Antes que comece outra discussão sobre o assunto: Alguns fabricantes,
Cisco em particular, já sabendo deste tipo de problema, usam o ultimo
byte do MAC como identificador de interface em um mesmo equipamento.
Assim evitam duiplicidade, mas gastam endereços MAC pacas...   ;-)