[MASOCH-L] Teste de Acesso a Servidor 200.218.224.255

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Mon May 2 19:22:23 BRT 2005

On Mon, 2 May 2005, Cesar Camargos wrote:

> Para sistemas Microsoft, enderecos terminados em .255, são somente enderecos
> para broadcast, não é nem possivel utilizar um endereço destes um uma
> estação windows. Provavelmente existe um motivo ou uma rfc a respeito.

aparentemente trata-se de uma reminiscência do roteamento classfull, que
se usava na década de 80, até o começo dos anos 90. ou de uma decisão
a-priori bem arbitrária.

> Sinceramente eu mesmo, sempre aprendi que estes endereços não eram para ser
> utilizados como ip de hosts.

se aprendeu, aprendeu errado. isso era verdade no tempo das rotas
classfull (classes A, B, C, lembram?). com o advento dos blocos CIDR
passaram a ser reservaods o primeiro e último endereços do BLOCO, somente
para redes com broadcast. além disso o conceito de bloco só tem
significado local. não há porque uma estação remota inferir que tal
endereço é de broadcast, só porque termina em 1's, se não estiver de posse
da tabela de rotas que contemple exatamente aquele bloco.

uma esperiência interessante seria mudar a netmask dos windows e ver o que
aconteceria. suponha que o endereço da rede local fosse /20 em vez de /24,
será que ele entenderia o endereço terminado em .255 como broadcast?

de qualquer jeito, é um bugão!