[MASOCH-L] RES: Performance em ReiserFS

Anderson Nadal security at onda.com.br
Thu Dec 29 09:17:48 BRST 2005

Olá Diego.

Bom, tive alguns problemas aqui com performance em disco.
Tenho bem mais de 10.000 contas e tinha o mesmo problema que você.
Fiz vários testes com sistemas de arquivos diferentes, e indo contra o
pessoal da lista, os sistemas com Journal se sairam bem melhor.
Inclusive, se você pesquisar sobre o UFS (Solaris) a própria SUN
recomenda a utilização da opção log (journal) na hora da montagem,
inclusive por questões de performance.
Fiz testes com UFS (Solaris), EXT2, EXT3, ReiserFS (Não lembro a
versão) e Veritas FS.
Testei em máquinas SUN (Solaris 9) e i386(Linux 2.6), fiz vários
testes, simulações, etc..
Acabei ficando com o EXT3, com algumas mudanças na montagem (noatime,
por exemplo).
Estou utilizando LVM para gerenciamento dos volumes, se precisar
crescer as partições o processo é simples e não tive perda de performance.
Não estou te dizendo para trocar de FS, mas pelos testes que fiz, o
ReiserFS ia bem até certo ponto, quando o número de transações subia,
ela perdia muita performance, e acabava ficando realmente ruim. Um
ponto a favor do ReiserFS é quando utilizado junto com o LVM, tem
algumas vantagens.
Algo interessante de se observar é o tamanho médio dos arquivos,
alguns FS tem uma performance melhor com arquivos grandes, outros com
arquivos menores, esse foi um dos pontos que me fez optar pelo EXT3.
Para o tamanho médios dos meus arquivos ele era o que tinha a melhor
performance.
É uma pena eu não te mais os gráficos dos testes que fiz. :(
Outro detalhe é a sua controladora RAID, veja as opções de cache, você
pode melhorar a performance somente com isso. Algumas controladoras
tem otimização para I/O sequêncial/random, veja se isso não se aplica
ao seu caso, alterando isso você pode ter um pequeno, mas
significativo ganho de performance. Veja também a sua conexão com os
seus discos/controladora,  não sei se você tem um storage, ou somente
uma controladora na máquina, veja se sua controladora trabalha com
Ultra 320, etc.. O seu problema pode ser a controladora, storage, não
o FS. :)

Espero tem ajudado.

[]'s
Nadal

Diego Zuaneti Arruda wrote:

> O anti-spam / anti-virus fica em uma máquina separada, e as
> mensagems são enviadas pelo QMQP (solução de cluster do qmail-ldap)
> para a máquina do Maildir (é a máquina que está com o load average
> alto e não está usando quase nada de processador). A máquina que
> faz o MX, SMTP, filtragem de anti-spam / anti-virus não estou tendo
> problemas, é por isso que estou achando que o problema é de I/O.
>
> Você acha que nesse caso ajudaria montar a partição com noatime e
> notail para melhorar a performance do sistema de arquivos ReiserFS
> dessa máquina do Maildir ?

imail.cgi?+_u=diversosknorst&_l=1,1135778123.843429.31538.rucuru.terra.com.b

http://mail.terra.com.br/protected_email/imail/imail.cgi?+_u=diversosknorst

- --
+-------------------------------------------------------+
|     Anderson Nadal <nadal at ondacorp.com.br> - RHCE     |
|                Coordenador Tecnico                    |
|          Fone: + 55 41 3331 8200                      |
|          FAX:     + 55 41 3331 8256                      |
|                     OndaRPC                           |
|               www.ondarpc.com.br                      |
|            Registered Linux User: 56841               |
|     PGP KEY: www.keyserver.net KEY ID 6ABB668D        |
|                     M.O.V.I                           |