[MASOCH-L] Performance em ReiserFS

João Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Wed Dec 28 12:38:28 BRST 2005

Lao DanTong wrote:

> verifique as opções de montagem em http://www.namesys.com/mount-options.html
>
> algumas opções como notail, block-allocator={vários modos} podem melhorar
> a performance.
>
> reiserfs não é muito bom para funcionar em raid. sistemas journaled
> (reiser, ext3) são muito ruinzinhos para spools e filas.

     Voce pode dar mais detalhes sobre esses dois comentários?

1) Journaled FS não são bons para RAID5
2) Journaled FS não são bons para spools e filas

    Parecem ser independentes, e eu até tenho uma idéia das razoes, mas preferia
ouvir as sua versão antes para ter certeza.

> em seu lugar eu
> teria usado ext2. qual a chance de um raid5 precisar de fsck?

     A mesma de um sistema sem RAID.  O fsck não tem nada a ver com a
redundancia do disco.   ;-)

     Veja bem.  Se um disco queimar, o fsck não vai me ajudar em nada.  Por
outro lado, redundancia contra disco queimado não garante contra servidor
desligado fora de hora.  Alguns sistemas de RAID com bateria melhoram, mas não
resolvem 100% esse problema.