[MASOCH-L] Performance em ReiserFS

João Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Wed Dec 28 12:53:55 BRST 2005

Lao DanTong wrote:

> nos dois casos o motivo é a gravação do journal que deteriora o desempenho
> do FS. e não interessa qual FS, reiser, ext3, etc. todos vão desempenhar
> muito pior que um FS sem journal.

     Isso eu entendi, mas por que journal piora o desempenho nesses casos?

     Sendo mais detalhista, estou com um amigo que tem um sistema com problemas
sérios de desempenho, e ele usa EXT3 e RAID5.  São vários arquivos de dados
sendo lidos e escritos o tempo todo.  Estou achando que a culpa é toda do RAID5,
mas se a mudanca para EXT2 melhorar isso, talvez não precise reformatar tudo.

> certo, mas um sistema como esse tem no-break, uma confiabilidade alta,
> etc., então para que se preocupar com um ou outro arquivo corrompido?

Basta que esse unzinho seja o seu arquivo de dados importantissimo.

> depois, o que tem lá dentro? mensagens de e-mail em trânsito. perder uma
> ou outra delas é um fato da vida, a gente está mais ou menos acostumada ao
> fato de que e-mail não é o supra-sumo da confiabilidade.

     Tá, agora estamos discutindo os dosi problemas juntos.  Eu estava
discutindo somente a afirmação "qual a chance de um raid5 precisar de fsck?".