[MASOCH-L] Performance em ReiserFS

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Dec 28 12:48:20 BRST 2005

On Wed, 28 Dec 2005, João Carlos Mendes Luis wrote:

>     Voce pode dar mais detalhes sobre esses dois comentários?
>
> 1) Journaled FS não são bons para RAID5
> 2) Journaled FS não são bons para spools e filas

nos dois casos o motivo é a gravação do journal que deteriora o desempenho
do FS. e não interessa qual FS, reiser, ext3, etc. todos vão desempenhar
muito pior que um FS sem journal.

>     A mesma de um sistema sem RAID.  O fsck não tem nada a ver com a
> redundancia do disco.   ;-)
>     Veja bem.  Se um disco queimar, o fsck não vai me ajudar em nada.  Por
> outro lado, redundancia contra disco queimado não garante contra servidor
> desligado fora de hora.  Alguns sistemas de RAID com bateria melhoram, mas não
> resolvem 100% esse problema.

certo, mas um sistema como esse tem no-break, uma confiabilidade alta,
etc., então para que se preocupar com um ou outro arquivo corrompido?

depois, o que tem lá dentro? mensagens de e-mail em trânsito. perder uma
ou outra delas é um fato da vida, a gente está mais ou menos acostumada ao
fato de que e-mail não é o supra-sumo da confiabilidade.