[MASOCH-L] Performance em ReiserFS

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Dec 28 12:57:29 BRST 2005

On Wed, 28 Dec 2005, João Carlos Mendes Luis wrote:

>     Isso eu entendi, mas por que journal piora o desempenho nesses casos?
>
>     Sendo mais detalhista, estou com um amigo que tem um sistema com problemas
> sérios de desempenho, e ele usa EXT3 e RAID5.  São vários arquivos de dados
> sendo lidos e escritos o tempo todo.  Estou achando que a culpa é toda do RAID5,
> mas se a mudanca para EXT2 melhorar isso, talvez não precise reformatar tudo.

o ext3 pode ser montado com o journal desabilitado, ele pode tentar fazer
isso e ver se o desempenho melhora. eu chutaria que deve melhorar
substancialmente.

outra coisa que já foi mencionada na lista é montar com noatime, para
evitar de ficar gravando o access time a cada leitura de arquivo.

existem vários parâmetros que podem ser afinados no ext2/ext3, veja
tune2fs.