[MASOCH-L] Windows Server 2003 e MSSQL em 64bits

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Wed Aug 24 21:51:05 BRT 2005

Sandro Enomoto wrote:
>          Se for comprar um servidor de
> "prateleira", só devera encontrar Xeon com suporte EM64T.

    Ué, e o bando de Opteron dando mole por ai?  A maioria dos fabricantes tem
pelo menos uma opção com Opteron, e novas estão surgindo aos poucos.  Alguns
fabricantes inclusive colocam o AMD Opteron como topo de linha, acima do Intel Xeon.

>          No caso de qualquer SQL Server, o que
> geralmente "pesa" muito não é o processamento em
> si e sim o I/O, portanto verifique corretamente
> as necessidades para adequar a compra, não
> adianta muito ter o supra sumo de processamento se o HD é um IDE de 5400 RPMs.

    O processamento em modo de 64bits não é tao maior que o de 32, e ainda tem o
problema de gastar em média mais 20% de RAM para as mesmas aplicações.  A grande
vantagem do modo de 64 bits é o mapeamento livre, sem limite de 2G para todas as
operações.  Isso facilita muito o acesso a arquivos (leia-se banco de dados).

    Humm, isso me lembra dos tempos de DOS, com truques sujos para passar a
barreira dos 640K, como o EMS, por exemplo.   ;-)

    Será que daqui a 20 anos os 64bits serão pouco?  Socorro!!!   ;-)))

    É aqui que eu fico preocupado.  Já existe versão oficial de Windows Server
ou MSSQL para 64 bits?  Se rodar eles em modo de 32 bits, não tem ganho nenhum.
 Note que não estamos falando de ia64 (Itanium), pois voce mesmo comentou sobre
AMD.  De qualquer forma, eu fugiria do Itanium.

    Da ultima vez que verifiquei, o suporte tanto de Windows XP como de Server
2003 era apenas experimental.

    Linux e FreeBSD já rodam em arquitetura amd64 como plataforma 100%
suportada.  Claro que bugs existem, e sendo uma nova plataforma, eles vao
aparecer com mais facilidade, mas o conserto é tao prioritário como nas
plataformas ia32.