[MASOCH-L] Armazenamento

João Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Tue Aug 2 16:49:37 BRT 2005

Thiago Damas wrote:
>   Respondendo ao email do Durval Menezes, esta maquina servira somente
> para armazenamento; nao pretendo rodar nenhum servico na maquina a nao
> ser os necessarios para o compartilhamento dos arquivos; tenho
> atualmente servidores "individuais" que fazem este serviço,
> totalizando cerca de 150Gb de dados, mas penso que fazendo um servidor
>  centralizado de storage fique mais facil e barato de manter os dados.
>
>   Que tipo de armazenamento é utilizado, por exemplo, por provedores
> que oferecem 1Gb de espaço? SCSI ou Fibrechannel nao ficaria muito
> [...]

Os provedores de data center profissionais usam todos (acredito que sem
excessão) SCSI para compartilhamento de dados por rede.  As próprias ferramentas
a venda eram todas, até agora, para SCSI.

Uma pequena excesão começa a surgir recentemente, com o uso de equipamentos da
3Ware, que fazem SATA RAID dedicados.  Com o custo caindo muito, e o desempenho
não muito pior, a concorrencia vai comecar a pegar.  A 3Ware tem racks de disco
dedicados com capacidades de 16 discos SATA, por exemplo, que geram uma
capacidade de storage bem grande e relativamente barata em comparação com SCSI.
  Junte a isso o NCQ, e a perda de desempenho em relação a SCSI diminui muito.
Quando fizerem discos SATA NCQ de 15000RPM então, a briga vai ficar boa!