[MASOCH-L] Armazenamento

Thiago Damas tdamas at gmail.com
Tue Aug 2 16:20:32 BRT 2005

  Falando em RAID,
  alguem ja leu algum artigo de comparação de RAID via software e
hardware? Eu ja vi um a um tempo atras, comparando o raid por software
do linux, freebsd e netbsd mas nao lembro onde.

  Respondendo ao email do Durval Menezes, esta maquina servira somente
para armazenamento; nao pretendo rodar nenhum servico na maquina a nao
ser os necessarios para o compartilhamento dos arquivos; tenho
atualmente servidores "individuais" que fazem este serviço,
totalizando cerca de 150Gb de dados, mas penso que fazendo um servidor
 centralizado de storage fique mais facil e barato de manter os dados.

  Que tipo de armazenamento é utilizado, por exemplo, por provedores
que oferecem 1Gb de espaço? SCSI ou Fibrechannel nao ficaria muito
caro? Acho que SATA pode ser uma boa solução, apesar de ter uma
confiabilidade menor, nada impede de usar um RAID e ter discos
reservas. Existem placas da adaptec de RAID para 4 canais SATA por 300
dolares.