[MASOCH-L] Armazenamento

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Tue Aug 2 11:33:04 BRT 2005

Prezados,

Evidentemente que o Danton esta' correto, e o "melhor" depende
nao so' da aplicacao (que o Thiago comenta abaixo), como tambem
do VOLUME e do DESEMPENHO desejados (que ele nao comenta).

De quantos usuarios/acessos simultaneos estamos falando, para cada um
dos protocolos? Vai haver SSL em algum dos protocolos, ou "conteudo
dinamico" no servidor web (nestes casos, o gargalo pode facilmente
deixar de ser acesso a disco e passar a ser CPU dos servidores)?
Qual o trafego esperado em MBps? Sem este tipo de informacao detalhada,
fica muito dificil ate' mesmo "dar palpite".

Feitas as ressalvas acima, um padrao que tenho observado de perto em
relacao ao custo/beneficio e que tem se mostrado interessante e' o SATA;
O custo e' minimo (pouco superior ao ATA tradicional, quando nao e'
equivalente ou ate' mesmo -- em discos de grande capacidade -- um pouco
mais barato), o desempenho e' razoavel (150MBps para *cada* disco, ate'
onde eu entendo bem superior aos limites mecanicos dos discos atuais),
e conta com uma serie de facilidades como NCQ, hot-swapping, etc.

Com o suporte crescente a controladoras SATA nos OS livres como Linux e
.*BSD.*, me parece uma alternativa bastante interessante ao SCSI, e
mesmo (para quem nao tiver alguns milhoes para gastar) ao FC e
similares, desde que as necessidades de volume e desempenho nao sejam
altas demais.

Quanto ao USB2.0 e Firewire, na minha opiniao estao fora do jogo, pois
nao sao tecnologias de conexao de discos e sim de interface (em outras
palavras, o disco e' ATA/SATA/SCSI/FC e a ligacao com USB2.0 ou FireWire
e' simplesmente uma conveniencia feita por um conversor de interface).

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)