[MASOCH-L] Armazenamento

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Mon Aug 1 19:37:50 BRT 2005

On Mon, 1 Aug 2005, Thiago Damas wrote:

>   Ola,
>   alguem tem experiência em armazenamento de dados? Para serviços
> como pop3/imap e hospedagem web (off-topic nesta lista), que tipos de
> barramento vocês recomendam?
>    Tenho uma relação dos principais, como:
> * ATA: baixo custo, mas tempo de acesso razoalvemente alto
> * SCSI: alto custo, tempo de acesso baixo
> * SATA: médio custo, tempo de acesso???
>    Ainda existe:
> * USB 2.0
> * Firewire
>  mas nao tive chance de experimenta-los.

sem falar de fibrechannel.

como toda pergunta que começa com 'qual é o melhor...' esta também não tem
uma resposta simples. depende muito mesmo do tráfego dos clientes que você
espera, sua ligação com o resto do mundo, etc. além disso na mesma
tecnologia de interface há discos e discos, com diferentes rotações, tempo
de latência, etc.

não adianta nada você ter um raid LaCie ligado em fibrechannel e sua
conexão aos clientes passar por um cano de 4 ou 8 Mbps. então, esquece
tempo de acesso, etc. e pensa no sistema como um todo. só aí você terá
respostas razoáveis.