[GTER] Softrouter para PPPoE e IPoE

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Mon Jul 22 14:29:03 -03 2024

On 22/07/2024 12:47, Fernando Frediani via gter wrote:

> Mas para o seu cenário o problema não parece ter nenhuma relação com o fato de
> ser virtualizado ou estar sub-dimensionado. Na verdade 24 vCPU me parece
> excessivo e excesso de vCPUs em virtualização também pode causar degradação na
> performance devido a maneira que o hypervisor escalona a máquina virtual nas
> CPUs e a depender da concorrência com outras máquinas virtuais.

Concordo com o Frediani. Uma boa política é avaliar quantas threads o roteador
vai precisar (p.ex. há daemons de BGP que alocam uma thread para cada vizinho) e
é bom não ter mais VCPUs do que CPUs do hospedeiro. Quando VCPUs > CPUs o
chaveamento de contexto por software se torna necessário e isso degrada (muito)
o desempenho.

> Eu imagino que seu problema tenha mais a ver com a maneira que o driver VirtIO
> da placa de rede processa esse tráfego e a resposta pra isso é dedicar as
> interfaces de rede e fazer PCI-Passthrough. Com VMware ESXi e vmxnet3 é pra ser
> menor problema mas ainda sim existem limites à serem observados.

SIM, Passtrough e deixe a máquina virtual falar direto com a placa, sem o virtio
no meio. Aí você pode usar de todos os truques de offloading da placa.

Não tenho experiência com PPoE, então não vou dar pitaco nesse departamento.

-- Danton