[GTER] Riot Games solicitando desativação do IPv6 para usuários

Lucas Willian Bocchi lucas.bocchi at gmail.com
Mon Mar 7 12:09:27 -03 2022


Parece o suporte do Outlook e do hotmail com as blacklists. Só resposta
pronta. Quando precisa de uma resposta mais sucinta, passam a te ignorar.

Em seg., 7 de mar. de 2022 às 12:08, Vinicius Gruske Dorneles via gter <
gter at eng.registro.br> escreveu:

> Rubens, já que você tem o contato, será que consegue a informação de desde
> quando essa orientação está sendo passada pelo suporte deles? Estou ansioso
> para entender o motivo deles. Tentei argumentar dentro do suporte, que nem
> o Fernando, mas só me ignoraram.
>
> Alfredo, se um ISP está com problemas na stack IPv6, o problema é do ISP e
> não do protocolo. Se o ISP não tem um trânsito IPv6 decente, é culpa do ISP
> e não do protocolo. Se o ISP te entregou IPv6 em uma CPE com problemas de
> implementação do protocolo, o problema é da CPE e também do ISP, e não do
> protocolo.
>
> Claro, existem cenários que não tem o que fazer, dando o exemplo do meu
> caso, eu tenho 99% das CPEs com suporte a IPv6, mas estimo que uns 10%
> estão com IPv6 desativados, por causa dos Samsung/Motorola com Android 9
> lixeira. Neste caso, não é culpa nem do protocolo, nem do ISP, nem da CPE,
> nem da minha implementação do protocolo em geral, e sim, da
> fabricante/desenvolvedora do celular. Porém cabe a mim orientar meu setor
> de suporte a só desativar o IPv6 no caso de cliente com aqueles modelos de
> celular, com aquela versão de Android, em nenhum momento passamos ao
> usuário que "o problema é do IPv6", e quando o cliente quer saber o motivo,
> a orientação é: "o problema é o seu celular". Alguns não ficam feliz com
> essa informação, mas é a vida.
>
> O que a Riot está fazendo é completamente diferente. Eu fui dar uma
> pesquisada, e o AS deles não tem um anúncio de IPv6. A interface de rede
> deles com o PTT não tem IPv6 configurado. Sendo assim, mesmo que eles
> estejam apontando para o servidor deles via DNS, só vai ter record IPv4, o
> computador do usuário nem vai "pensar" em usar IPv6 ao montar um pacote
> para o servidor de jogos deles. E então, qual o motivo da orientação de
> desativar o IPv6?
>
> Pior, pensa na relevância que a Riot tem no Brasil e no mundo, em 2021
> foram 180 milhões de jogadores no mundo. É mais do que a população
> brasileira com acesso a internet. E pense que a cada chamado aberto, eles
> estão indiscriminadamente (meu ticket com eles era sobre crash do
> executável) solicitando a desativação do IPv6 dizendo que vai "otimizar
> ainda mais a conexão com o servidor". Agora... pense no impacto disso no
> processo de implementação do IPv6 no Brasil e no mundo.
>
> Em seg., 7 de mar. de 2022 às 10:52, Alfredo Dal´Ava Júnior <
> alfredo.dalava at gmail.com> escreveu:
>
> > Olá pessoal,
> >
> > Estou a algum tempo longe do dia a dia dos ISPs, mas agora na pele do
> > usuário eu tenho percebido que alguns provedores, apesar de possuírem
> IPv6,
> > a conectividade através do protocolo está ruim quando comparada ao IPv4,
> > sofre de alta latência, perda de pacotes, intermitência, etc.
> >
> > Em um dos casos que acompanhei foram meses até que o problema fosse
> > solucionado. Isto faz com que a experiência do usuário não só em jogos,
> mas
> > em streaming e navegação em sites seja prejudicada, o que obriga a
> > desativação do IPv6 como solução temporária, o que é bastante ruim pois
> > isto significa que ficará desativado até que surja um motivo realmente
> > force para reativá-lo, além de disseminar a cultura de "desativar o IPV6
> > pra ver se resolve" mesmo em casos em que não existe nenhuma relação.
> >
> > Como sugestão, talvez os mantenedores do SIMET consigam encontrar uma
> > maneira de deixar mais clara a diferença de desempenho entre as duas
> > versões do protocolo IP e a emissão de algum relatório mais técnico que
> > possa ser utilizado pelos usuários quando notificarem seus provedores.
> > Infelizmente os suportes dificilmente escalam os problemas quando um
> > "jeitinho" é possível, especialmente nesta era em que estão cada vez mais
> > terceirizados e distantes da gestão técnica.
> >
> > []'s
> > Alfredo
> >
> > On Fri, Mar 4, 2022 at 2:23 PM Vinicius Gruske Dorneles via gter <
> > gter at eng.registro.br> wrote:
> >
> >> Prezados, boa tarde.
> >>
> >> Eu abri um ticket com a Riot Games basicamente para reclamar de
> constantes
> >> Crashes que estou enfrentando no jogo Valorant deles, e, obviamente,
> >> recebi
> >> uma resposta automática. Mas o que me chamou a atenção foi eles
> >> solicitando
> >> a desativação do IPv6. Para alarmar mais ainda, esta orientação está na
> >> sétima linha, de uma resposta com 38 linhas, sendo as três primeiras de
> >> saudação/introdução.
> >>
> >> Abre aspas:
> >> Desabilitar o IPV6 - Podemos otimizar ainda mais a conexão com o
> servidor.
> >>
> >> E o trecho "Desabilitar o IPV6" está com um hiperlink apontando para
> >> https://docs.saninternet.com/desativar-ipv6-no-computador. Um tutorial
> >> bem
> >> assertivo para usuários de como desabilitar o IPv6 na interface de rede.
> >>
> >> Meu problema com eles não é nem sobre conectividade, e sim sobre o
> >> executável do jogo estar crashando, mas mesmo assim a resposta
> automática
> >> deles é mandar o usuário desabilitar o IPv6.
> >>
> >> Dado o contexto, pergunto-lhes:
> >> - Que fim deu o abaixo assinado para solicitar que empresas de jogos
> >> implementem IPv6?
> >> - Salvo melhor juízo, os servidores de jogo da Riot só trabalham em
> IPv4,
> >> por que raios a Riot está solicitando a desativação do IPv6? Alguém
> >> consegue enxergar algum cenário?
> >> - Qual o número do disque denúncia do ipv6.br? xD
> >> --
> >> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >>
> >
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>


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