[GTER] IX.BR - Gambiarra OCR Obter dados - Bora facilitar?

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Jan 24 15:19:17 -03 2022

No exercício de minhas atribuições do cargo oficial de "Cara chato pra
caralho", venho através deste formalizar a equipe do IX.BR o pedido de algo
que já se falou informalmente mais de centenas de vezes, e formalmente(no
microfone aberto) algumas vezes.

Alô seu IX.BR?
Que tal liberar em dados públicos as informações sobre dados de banda
passante (e talvez até outras informações mais) das localidades do IX.BR?

Segue uma imagem que tentei anonimizar de uma "gambiarra" que uma pessoa
que conheço(excelente profissional, diga-se de passagem) teve que fazer
para conseguir um pouco mais de detalhe nos monitoramentos a serem feitos
no ix.br.
https://pasteboard.co/J7JwcMhmJdWr.png

P.S.: Antes que venham me atirar pedras(e sei que elas virão), isso aqui
não é uma crítica a "gambiarra" que foi feita por essa equipe!
Isso é uma crítica ao fato de ter-se que apelar para gambiarras como
essas...

Vou dizer que é "Triste"(para não usar outras palavras) o fato de ter que
ficar fazendo força para obter-se de forma estruturada um dado que já é
público(afinal, o gráfico já está lá).

Nem sei se existe algum padrão já definido sobre como se disponibilizar
essas informações...
Mas consigo pensar em pelo menos umas 3 formas que teriam esforço perto de
zero para tornar essas informações públicas de uma forma bem fácil.
Json, CSV, REST, etc...
Mas acho que a mais "tolinha" de todas elas seria usar a própria
hierarquia diretórios das localidades e PIX, e disponibilizar nessas pastas
os arquivos (ou symlink para eles) RRD dos gráficos que já são plotados
nessa mesma página.

Desde já agradeço a atenção e o esforço de todos.

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação