[GTER] Entrevistas para pesquisa sobre SDN

Thairone Simoes Loureiro thairone.loureiro at ufba.br
Thu Jan 13 09:23:24 -03 2022




Prezados, me chamo Thairone Loureiro. Sou aluno de mestrado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e estou iniciando uma etapa de coleta de dados sobre SDN (Software defined networking) no Brasil. Estou a procura de voluntários (profissionais e/ou pesquisadores que atuem com redes) que possam participar de uma entrevista (por meio de ferramentas de conversação online) onde devo abordar aspectos da tecnologia SDN e sua atual aplicação no mercado de trabalho e na academia. 


O contexto principal da nossa pesquisa é obter um diagnóstico sobre a situação atual da tecnologia SDN (Software defined networking) no mercado, principalmente sobre aspectos que hoje são considerados impedimentos à sua plena utilização. Como exemplos destes questionamentos, pretendo observar a percepção da sua aplicabilidade em meio a implantação do 5G no Brasil e características do perfil profissional dos seus operadores. 




Gostaria de pontuar que embora a linha de pesquisa do grupo em que estou inserido seja Redes de computadores, minha principal área de atuação é engenharia de software e como sugestão do meu orientador, pretendo investigar sob a ótica de um profissional de ciência da computação, não necessariamente apenas especialista em redes. 




Grato, 


Thairone Simões Loureiro 
Mestrando em Ciência da Computação 
PGCOMP-Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação 
ION Lab - Inteligent Optical Network Lab 
UFBA - Universidade Federal da Bahia 
thairone.loureiro at ufba.br 
(71) 98181-6729 





More information about the gter mailing list