[GTER] Intelbras RF301K x IPv6

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Aug 18 12:54:19 -03 2022

Bom dia pessoal

Sobre o problema de perder o gateway entre o roteador e o BNG é difícil
dizer qual a razão exata sem uma análise bem aprofundada e já ouvi sobre
esse problema de maneira bem recorrente, e não apenas para produtos
Intelbras.
Em um caso em específico utilizando BNGs Huawei à época foi citado que
determinados parâmetros podem contribuir para que funcione corretamente
em um maior número de cenários com ONUs ou Roteadores de múltiplos
modelos e vendors e isso podia ter a ver com IPv6 RA.

Compartilho abaixo um exemplo de configuração da parte de IPv6 para
interface PPPoE para BNGs Huawei que foi colocada naquele contexto e que
parece funciona bem nesses cenários mais ecléticos digamos assim. Pra
quem usa Juniper e estiver com problemas similares só ver o equivalente
para este vendor. Não estou dizendo que essa é definitivamente a solução
para esse problema com os Intelbras mas vale tentar.

interface Eth-Trunk0.xx
      ipv6 enable
      ipv6 address auto link-local
      ipv6 nd ra max-interval 200
      ipv6 nd ra min-interval 100
      ipv6 nd ra router-lifetime 300
      ipv6 nd autoconfig managed-address-flag
      ipv6 nd autoconfig other-flag

Outro pronto que queria citar também e que já vi em outros modelos de
CPEs é que as vezes a configuração da WAN para IPv6 em Auto funciona
como esperado, mas as vezes, dependendo da própria ONU e da configuração
do BRAS é necessário forçar isso em *SLAAC* ou *DHCPv6*. Veja que estou
falando apenas da WAN e não da LAN que recebe o DHCPv6-PD

Fernando Frediani