[GTER] IPs do Governo Estatual e Federal do Brasil em Multiplas BlackLists

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Sat May 8 19:28:01 -03 2021

Olá Rodrigo

Depende de quais IPs você está preocupado.
Se for os IPs de servidores emails que hospedam domínios dos Governos
Ok. Agora se for qualquer IP da blocos atribuídos ao Governo isso não
necessariamente é um problema.
Alias é até algo bom que IPs em geral usados para outras atividades como
navegação estejam em blacklists pois esses IPs não deveriam tentar
enviar emails para outros servidores de email.

Não recomendo você colocar todos os blocos utilizados por Governos em
geral em uma whitelist, mas procurar os domínios que você encontra mais
problemas, verificar os endereços IP dos servidores que hospedam eles e
colocar esses IPs.

Fernando