[GTER] Onde consultar estado ou região do Brasil do ASN

Alexandre Aleixo | Opticalhost alexandre at opticalhost.com.br
Mon Oct 19 14:26:19 -03 2020

 > Quem não fez o trabalho de casa de evitar que sua rede seja origem de
> Spoofing(e por consequencia origem de DDoS), fica sem respaldo moral para
>questionar coisas como essas.

Sinceramente, discordo que a aplicação das boas práticas dispense a
preocupação com outras questões que possam servir para uso maléfico.

É como blindar seu carro e parar de se preocupar se o seu GPS vai te mandar
entrar numa favela de madrugada.

Além disso, e quanto ao destino atacado que fez seu dever de casa, mas
mesmo assim recebe o ataque de vários ISPs próximos que não fizeram o dever
de casa?

>Pois essas informações já existem TODAS PUBLICAS, mas todas soltas... Não
> ter isso informado só signiica uma consulta mais numa base de
> geolocalização paga(que já existe).

O Whois de domínios é público e no Brasil se tornou fonte de boletos
maliciosos, enviados à empresários desavisados, gerando um grande problema
pra toda a comunidade durante anos.

A culpa é do empresário desavisado que não fez seu "dever de casa" pra
distinguir o boleto falso do legítimo?

Bom, hoje essas informações do Whois são mais restritas.

Vamos refletir....

Alexandre Aleixo