[GTER] Onde consultar estado ou região do Brasil do ASN

Emerson Barea emerson.barea at gmail.com
Mon Oct 19 11:26:22 -03 2020

Oi Lucas, bom dia. Desculpe-me, o Alexandre Aleixo já tinha feito essa
pergunta antes e acreditava já ter respondido. Segui a thread do início até
aqui e percebi que cometi algum engano em não responder anteriormente (peço
desculpas também ao Alexandre Aleixo).

Bom, minha necessidade está baseada numa pesquisa que estou fazendo para um
trabalho acadêmico. Aproveitando a oportunidade, sei que o assunto gera
controvérsia e não pretendia entrar nesse mérito, mas creio fortemente que
a não publicidade da área geográfica de atuação de um AS tenha mais
importância por questões comerciais do que como método para proteção contra
ataques (apesar que o SICI também está ai para quebrar esse paradigma da
vantagem comercial -
https://www.anatel.gov.br/setorregulado/coleta-de-dados-sici).

Na verdade acho esse blind irrelevante quando comparado à importância da
implementação de MANRS, uso de communities, controle de bogons, ajuste de
Localpref, MED, talvez um machiavellian BGP, tomar cuidado para não se
tornar fonte ou canal de passagem de endereços spoofados etc etc etc, seja
mais importante para proteção da rede de um ISP.

PS1.: Douglas Fischer, obrigado pelo conjunto de informações que passou.
Vou ler tudo com atenção para ver no que isso pode me ajudar.
PS2.: o Rentato Almeida respondeu em outra mensagem fora dessa thread com
um trabalho que parece ser bem interessante. Renato, vou falar contigo
sobre isso.

Obrigado.
Emerson