[GTER] Onde consultar estado ou região do Brasil do ASN

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Oct 19 10:18:48 -03 2020

Entendo a preocupação!

Até mesmo para ajudar a identificar origens de DDoS(IPs não Spoofados, e
Comando e Controle), Geolocalização de IPs pode ser útil.

E cá pra nós?
Quem não fez o trabalho de casa de evitar que sua rede seja origem de
Spoofing(e por consequencia origem de DDoS), fica sem respaldo moral para
questionar coisas como essas.

P.S.: É mais ou menos como os ISPs que reclamam de investimentos do
FUST/FUNTEL subsidiando novas operações de provedores na sua ciade, mas na
hora de enviar o SICI mentem descaradamente... Menos de 10% do número
verdadeiro de clientes.

Então, para os ASNs que estão preocupados...
Minha sugest ão é que organizem sua casa, façam tudo o que está descrito no
MANRS(Antispoofing, métodos de contato, filtragem de roteamento, RPKI,
etc...).
Aí, depois que fizerem isso tudo... Vão ver que ter as informações de
Geolocalização Atualizadas não significa nenhuma facilitação para o
atacante resolver escolher seus alvos...
Pois essas informações já existem TODAS PUBLICAS, mas todas soltas... Não
ter isso informado só signiica uma consulta mais numa base de
geolocalização paga(que já existe).

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação