[GTER] RES: RES: RES: RES: Problemas em alguns jogos

Eder F. Miotto ederfmiotto at gmail.com
Thu Jun 11 12:27:38 -03 2020

Buenas,

compartilhando algumas detalhes levantados sobre este tópico.

Tive oportunidade de sniffar à alguns dias atrás uma conexão de
cliente para tentar identificar problemas de loss com o Warzone no
servido do Brasil.

Observei que conforme a partida que o cliente entrava no game room,
se conectava em servidores hospedados no Google Cloud ou na Maxihost.

Neste dia em questão, pedi pro cliente entrar e sair diversas vezes
das partidas. Acompanhei por uns 30-50 minutos. Em cada partida,
conectava em IPs de servidores diferentes, mas sempre nas mesmas
redes dos 2 player acima. As faixas de IPs de servidores observados
foram:

Google Cloud: 35.212.X.X e 35.215.X.X
Maxihost: 177.54.147.X

Não cheguei a anotar, mas chutando pelo que me recordo, em 80% das
partidas o cliente conectou em um IP de servidor no Google Cloud e no
restante das vezes em servidores na Maxihost (pode ser maior quantidade
de servidores em um DC, mera sorte ou o modelo de partida que o cliente
escolheu tendendo para um datacenter).

Os IPs dos servers (tando Maxihost como G.C.) não respondem à icmp
echo-request, o que inviabiliza associar o loss apresentado na tela do
console
com loss de network baseado em mensagens icmp.

Pingando IPs da vizinhança que respondem a echo-request, não se percebia
nenhum
problema de perda de pacotes. A rota de subida neste cliente para ambos os
serviços
de hospedagem era via IX-SP.

Ping para outros serviços do Google (site web ou 8.8.8.8) e Maxihost nunca
apresentavam perda de pacotes, com trace também subindo por IX-SP.
Porém, na tela do console para o cliente, acusava 5%, 10%, 15%, 20% ou
até 25% de loss..

Em outros horários, o cliente reportava que ficava sem loss, uma situação
bastante sazonal.

A impressão por esta simples análise, sugere que o problema do loss estava
em algo dentro da plataforma do jogo.

Porém, por relatos do cliente, amigos dele em outras conexões, nos mesmos
horários, não tinham loss (não tive como sniffar as outras conexões para ver
se caiam nos mesmos servers).

Ai fica a dúvida..

Obs: foi feito toda a análise interna da rede do cliente, console conectado
por cabo,
banda de up e down chegando corretamente, sem gargalos no ISP ou na conexão
do cliente.

Eder