[GTER] RES: RES: RES: RES: Problemas em alguns jogos
Eduardo Rigler
erigler at gmail.com
Wed Jun 10 19:32:20 -03 2020
Em qua., 10 de jun. de 2020 às 18:54, Alysson Jose Silva <
alyssonjose at gmail.com> escreveu:
> Estou com o Eduardo Rigler nessa. Eu não sei onde foi visto a informação
> de que o Warzone ainda é um BETA, ele foi lançado dia 10 de Março e já
> esta na Season 3 e
> a Season 4 estava pra sair ontem de acordo com rumores porque foi adiado
> devido ao protestos nos USA e como não ligo o PS4 desde Segunda não sei
> se saiu de fato ou não,
> nenhum jogo BETA é atualizado em temporadas, então dizer pro cliente que
> o jogo é Beta não rola porque não é (e só vai fazer o cliente me xingar
> mais ainda hahaha).
> E como o Eduardo comentou, o problema é algo esporádico. Eu jogo o modo
> multiplayer do MW ao invés do battle royale Warzone e das vezes que
> entrei no Warzone as vezes mostrava as perdas de pacote mas nunca me
> atrapalhou no jogo (ao menos no PS4) mas os gamers de hoje ficam mais
> preocupados com isso do que jogar de fato, ai morrem e dizem que foi por
> causa da perda de pacote, é triste mas é assim.
>
> Quando eu chegar em casa, vou deixar rolando o sniffer do RouterOS na
> porta que meu PS4 esta ligado e vou entrar no Warzone pra verificar os
> servidor que vai utilizar e realizar alguns testes.\
>
Pois é, estou me enrolando há semanas para dar uma analisada nos
pacotes/IPs pelo meu RouterOS mas o tempo anda curto até para jogar =/
Algum nível de packet loss até dá pra 'aguentar' mas quando ele fica
excessivo ou instável acaba atrapalhando o registro de tiro, nesses casos a
jogabilidade fica terrível, especialmente em um jogo FPS.
Já vi alguns reports aleatórios tipo:
- Vizinhos de prédio usando o mesmo provedor e conectados ao mesmo
servidor, um tem problema e outro não.
- O Warzone geralmente começa com 130~150 players pendurados no mesmo
servidor, quando os players vão morrendo/saindo do servidor o packet loss é
minimizado ou até zerado.
Meu palpite é que devido ao volume de jogadores provavelmente são os
próprios servidores que ficam saturados em determinados horários.
Vou arrumar um tempinho para dar uma brincada entre o feriado e o final de
semana e vejo o que consigo de IPs para compartilhar com a turma também.
[]'s
>
> Em 09/06/2020 15:50, Eduardo Rigler escreveu:
> > Em ter., 9 de jun. de 2020 às 01:00, Elizandro Pacheco <
> > elizandro at pachecotecnologia.net> escreveu:
> >
> >> Pode ou não haver um acordo pra beneficiar um o outro, no caso do
> Warzone
> >> especificamente, está em beta. Não há nada mais a dizer sobre isso.
> >>
> >> Tem dias que a fila é mais de hora pra conectar, sem contar as quedas no
> >> meio do caminho. Seja por onde for.
> >>
> >> Beta é beta, ainda mais que é beta aberto. Não há nenhum tipo de
> garantia
> >> por parte deles, ou seja: Quer jogar, joga aí como e quando der.
> >>
> >
> > Posso estar redondamente enganado mas o Warzone foi lançado em março
> deste
> > ano, ele não é Beta.
> >
> > Na VIVO (Fibra doméstica) o problema é sazonal e parece ter relação com o
> > servidor em que se conecta, apesar de todos estarem no BR (latência
> baixa)
> > alguns tem problemas de packet loss enquanto outros não tem.
> >
> > Questão de demorar demais para se conectar/achar servidor ou ser
> 'chutado'
> > no meio de um jogo particularmente nunca me aconteceu.
> >
> > []'s
> >
> >
> >
> >>
> >> Elizandro Pacheco
> >>
> >> -----Mensagem original-----
> >> De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> Em nome de Fernando Frediani
> >> Enviada em: segunda-feira, 8 de junho de 2020 22:23
> >> Para: gter at eng.registro.br
> >> Assunto: Re: [GTER] RES: RES: RES: Problemas em alguns jogos
> >>
> >> Andre, não existe essa de "CDN de jogos".
> >>
> >> Existem CDNs que distribuem conteúdo de Download para as atualizações do
> >> jogos e isso não costuma ser motivo de reclamação dos usuários. Os
> >> servidores de partidas de jogos são hospedados em Datacenters
> específicos
> >> no Brasil ou exterior e não funcionam da mesma maneira que uma CDN.
> >>
> >> Podem acontecer diferentes situações que impactam a experiência do
> usuário
> >> e que pode ou não ter a ver com o Transito IP. Um deles e talvez o pior
> é o
> >> servidor estar hospedado no Brasil e por alguma razão o tráfego (ou a
> volta
> >> dele) dar a volta em Miami. Outra situação bastante comum a depender do
> >> jogo (Call of Duty por exemplo) é o próprio jogo mandar o servidor para
> um
> >> servidor fora do Brasil. Quando a isso não há o que o ISP nem o
> Trânsito IP
> >> possam fazer. No Call o Duty por exemplo isso é comum e somente é
> possível
> >> escolher entre Americas, Europa e Asia.
> >> E último caso é o servidor estar hospedado no Brasil mas o ISP não ter a
> >> melhor rota e latência para ele. Isso pode acontecer com maior
> frequência
> >> porem se o tráfego se mantém dentro do país não é nada ruim se
> comparado a
> >> quando dá a volta em Miami ou é redirecionado para um servidor lá fora.
> >>
> >> Fernando
> >>
> >> On 08/06/2020 16:40, Andre Bolzan wrote:
> >>> Estamos tentando fechar parceria com operadora de trânsito que tem
> >>> algumas CDN de jogos, pois estamos com mesmo problema.
> >>>
> >>> Analisando netflow, tráfego de AS com Akamai, CloudFlare, level3, etc,
> >>> fica em "flaps" sai do PTT e sobem via IP sempre iniciando às 17/18h
> >>> só normalizar por volta das 2/3h da madrugada.
> >>>
> >>> Testamos 2 operados e problema é idêntico.
> >>>
> >>> Sempre que pegamos esse flap, temos ligações de cliente reclamando de
> >>> "instabilidade".
> >>>
> >>> Testamos peer com 4/5 empresa e até agora sem resultado.
> >>>
> >>>
> >>>
> >>> Em seg., 8 de jun. de 2020 às 10:45, <samuel.hartmann at cleannet.com.br>
> >>> escreveu:
> >>>
> >>>> Quais CDNs colocaram? Não faz muito sentido pois os jogos normalmente
> >>>> conectam servidores alocados em Data Centers. No caso do Warzone tem
> >>>> um servidor na Maxihost.
> >>>>
> >>>> Atenciosamente,
> >>>>
> >>>>
> >>>>
> >>>> -----Mensagem original-----
> >>>> De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> Em nome de willams da silva
> >>>> Enviada em: sábado, 6 de junho de 2020 18:33
> >>>> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes <
> >>>> gter at eng.registro.br>
> >>>> Assunto: Re: [GTER] RES: RES: Problemas em alguns jogos
> >>>>
> >>>> AQUI NA REGIÃO NORDESTE TIVEMOS ESSE PROBLEMA, CONSEGUIMOS RESOLVER
> >>>> DEPOIS QUE COLOCAMOS CDN'S LOCAIS. EM PARCERIA COM OUTROS PROVEDORES.
> >>>>
> >>>> Em sáb, 6 de jun de 2020 18:14, Andre Almeida <andre at bnet.com.br>
> >>>> escreveu:
> >>>>
> >>>>> Aqui tambem seguimos com problemas no Warzone.
> >>>>> Clientes tambem relatam que ao usar em outras redes tipo Net/Claro
> >>>>> funciona...
> >>>>>
> >>>>> E a gente não tem nem o que falar, pois dizer que é um problema com
> >>>>> o Call of Duty parece "não colar". E o cliente ameaça cancelar...
> >>>>>
> >>>>> Alguem conseguiu resolver?
> >>>>>
> >>>>> Andre
> >>>>>
> >>>>> Em ter., 5 de mai. de 2020 às 14:01,
> >>>>> <samuel.hartmann at cleannet.com.br>
> >>>>> escreveu:
> >>>>>
> >>>>>> Prezados,
> >>>>>> Alguém conseguiu alguma solução para o Warzone?
> >>>>>> Blizzard não atende as operadoras/provedores, alega que só atende o
> >>>>>> usuário.
> >>>>>> O usuário contata eles, ela mandam falar com a operadora para
> >>>>>> trocar a rota.
> >>>>>>
> >>>>>> Identificamos vários IPs de servidores, todos fora do país.
> >>>>>> Testando
> >>>>> outros
> >>>>>> IPs do mesmo range que respondem ICMP, não há perda nenhuma.
> >>>>>>
> >>>>>> Testamos via NET/Claro e funciona normal, testamos em um provedor
> >>>>>> que tem ITX com a COGENT e também funcionou. Porém não temos nem
> >>>>>> argumentos para abrir TK nas operadoras.
> >>>>>>
> >>>>>>
> >>>>>> Atenciosamente,
> >>>>>> Samuel Hartmann
> >>>>>>
> >>>>>>
> >>>>>> -----Mensagem original-----
> >>>>>> De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> Em nome de Danton Nunes
> >>>>>> Enviada em: terça-feira, 28 de abril de 2020 10:15
> >>>>>> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
> >>>>>> <gter at eng.registro.br>
> >>>>>> Assunto: Re: [GTER] RES: Problemas em alguns jogos
> >>>>>>
> >>>>>> On Mon, 27 Apr 2020, Elizandro Pacheco wrote:
> >>>>>>
> >>>>>>> Em especial ao COD, não podemos esquecer que o WARZONE está em
> >>>>>>> beta. E a capacidade de servidores atual não suporta a demanda
> >>>>>>> repentina que teve. Tem dias que leva horas pra logar, e quando
> >>>>>>> loga o packet loss é
> >>>>>> bem
> >>>>>> grande.
> >>>>>>> Uso aqui com 2 provedores distintos e rotas distintas, no caso
> >>>>>>> desse jogo é bem instável e geral. Pela manhã geralmente é "menos
> >>>>>>> pior", mas a tarde , noite e finais de semana é impossível.
> >>>>>> nossa, está até parecendo aplicativo da Caixa Econômica Federal!
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> Atenciosamente,
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> Alysson José da Silva
> Network Analyst
> ITNET Telecom
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