[GTER] RES: RES: RES: RES: Problemas em alguns jogos

Alysson Jose Silva alyssonjose at gmail.com
Wed Jun 10 11:00:05 -03 2020


Estou com o Eduardo Rigler nessa. Eu não sei onde foi visto a informação 
de que o Warzone ainda é um BETA, ele foi lançado dia 10 de Março e já 
esta na Season 3 e
a Season 4 estava pra sair ontem de acordo com rumores porque foi adiado 
devido ao protestos nos USA e como não ligo o PS4 desde Segunda não sei 
se saiu de fato ou não,
nenhum jogo BETA é atualizado em temporadas, então dizer pro cliente que 
o jogo é Beta não rola porque não é (e só vai fazer o cliente me xingar 
mais ainda hahaha).
E como o Eduardo comentou, o problema é algo esporádico. Eu jogo o modo 
multiplayer do MW ao invés do battle royale Warzone e das vezes que 
entrei no Warzone as vezes mostrava as perdas de pacote mas nunca me 
atrapalhou no jogo (ao menos no PS4) mas os gamers de hoje ficam mais 
preocupados com isso do que jogar de fato, ai morrem e dizem que foi por 
causa da perda de pacote, é triste mas é assim.

Quando eu chegar em casa, vou deixar rolando o sniffer do RouterOS na 
porta que meu PS4 esta ligado e vou entrar no Warzone pra verificar os 
servidor que vai utilizar e realizar alguns testes.

Em 09/06/2020 15:50, Eduardo Rigler escreveu:
> Em ter., 9 de jun. de 2020 às 01:00, Elizandro Pacheco <
> elizandro at pachecotecnologia.net> escreveu:
>
>> Pode ou não haver um acordo pra beneficiar um o outro, no caso do Warzone
>> especificamente, está em beta. Não há nada mais a dizer sobre isso.
>>
>> Tem dias que a fila é mais de hora pra conectar, sem contar as quedas no
>> meio do caminho. Seja por onde for.
>>
>> Beta é beta, ainda mais que é beta aberto. Não há nenhum tipo de garantia
>> por parte deles, ou seja: Quer jogar, joga aí como e quando der.
>>
>
> Posso estar redondamente enganado mas o Warzone foi lançado em março deste
> ano, ele não é Beta.
>
> Na VIVO (Fibra doméstica) o problema é sazonal e parece ter relação com o
> servidor em que se conecta, apesar de todos estarem no BR (latência baixa)
> alguns tem problemas de packet loss enquanto outros não tem.
>
> Questão de demorar demais para se conectar/achar servidor ou ser 'chutado'
> no meio de um jogo particularmente nunca me aconteceu.
>
> []'s
>
>
>
>>
>> Elizandro Pacheco
>>
>> -----Mensagem original-----
>> De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> Em nome de Fernando Frediani
>> Enviada em: segunda-feira, 8 de junho de 2020 22:23
>> Para: gter at eng.registro.br
>> Assunto: Re: [GTER] RES: RES: RES: Problemas em alguns jogos
>>
>> Andre, não existe essa de "CDN de jogos".
>>
>> Existem CDNs que distribuem conteúdo de Download para as atualizações do
>> jogos e isso não costuma ser motivo de reclamação dos usuários. Os
>> servidores de partidas de jogos são hospedados em Datacenters específicos
>> no Brasil ou exterior e não funcionam da mesma maneira que uma CDN.
>>
>> Podem acontecer diferentes situações que impactam a experiência do usuário
>> e que pode ou não ter a ver com o Transito IP. Um deles e talvez o pior é o
>> servidor estar hospedado no Brasil e por alguma razão o tráfego (ou a volta
>> dele) dar a volta em Miami. Outra situação bastante comum a depender do
>> jogo (Call of Duty por exemplo) é o próprio jogo mandar o servidor para um
>> servidor fora do Brasil. Quando a isso não há o que o ISP nem o Trânsito IP
>> possam fazer. No Call o Duty por exemplo isso é comum e somente é possível
>> escolher entre Americas, Europa e Asia.
>> E último caso é o servidor estar hospedado no Brasil mas o ISP não ter a
>> melhor rota e latência para ele. Isso pode acontecer com maior frequência
>> porem se o tráfego se mantém dentro do país não é nada ruim se comparado a
>> quando dá a volta em Miami ou é redirecionado para um servidor lá fora.
>>
>> Fernando
>>
>> On 08/06/2020 16:40, Andre Bolzan wrote:
>>> Estamos tentando fechar parceria com operadora de trânsito que tem
>>> algumas CDN de jogos, pois estamos com mesmo problema.
>>>
>>> Analisando netflow, tráfego de AS com Akamai, CloudFlare, level3, etc,
>>> fica em "flaps" sai do PTT e sobem via IP sempre iniciando às 17/18h
>>> só normalizar por volta das 2/3h  da madrugada.
>>>
>>> Testamos 2 operados e problema é idêntico.
>>>
>>> Sempre que pegamos esse flap, temos ligações de cliente reclamando de
>>> "instabilidade".
>>>
>>> Testamos peer com 4/5 empresa e até agora sem resultado.
>>>
>>>
>>>
>>> Em seg., 8 de jun. de 2020 às 10:45, <samuel.hartmann at cleannet.com.br>
>>> escreveu:
>>>
>>>> Quais CDNs colocaram? Não faz muito sentido pois os jogos normalmente
>>>> conectam servidores alocados em Data Centers. No caso do Warzone tem
>>>> um servidor na Maxihost.
>>>>
>>>> Atenciosamente,
>>>>
>>>>
>>>>
>>>> -----Mensagem original-----
>>>> De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> Em nome de willams da silva
>>>> Enviada em: sábado, 6 de junho de 2020 18:33
>>>> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes <
>>>> gter at eng.registro.br>
>>>> Assunto: Re: [GTER] RES: RES: Problemas em alguns jogos
>>>>
>>>> AQUI NA REGIÃO NORDESTE TIVEMOS ESSE PROBLEMA, CONSEGUIMOS RESOLVER
>>>> DEPOIS QUE COLOCAMOS CDN'S LOCAIS. EM PARCERIA COM OUTROS PROVEDORES.
>>>>
>>>> Em sáb, 6 de jun de 2020 18:14, Andre Almeida <andre at bnet.com.br>
>>>> escreveu:
>>>>
>>>>> Aqui tambem seguimos com problemas no Warzone.
>>>>> Clientes tambem relatam que ao usar em outras redes tipo Net/Claro
>>>>> funciona...
>>>>>
>>>>> E a gente não tem nem o que falar, pois dizer que é um problema com
>>>>> o Call of Duty parece "não colar". E o cliente ameaça cancelar...
>>>>>
>>>>> Alguem conseguiu resolver?
>>>>>
>>>>> Andre
>>>>>
>>>>> Em ter., 5 de mai. de 2020 às 14:01,
>>>>> <samuel.hartmann at cleannet.com.br>
>>>>> escreveu:
>>>>>
>>>>>> Prezados,
>>>>>> Alguém conseguiu alguma solução para o Warzone?
>>>>>> Blizzard não atende as operadoras/provedores, alega que só atende o
>>>>>> usuário.
>>>>>> O usuário contata eles, ela mandam falar com a operadora para
>>>>>> trocar a rota.
>>>>>>
>>>>>> Identificamos vários IPs de servidores, todos fora do país.
>>>>>> Testando
>>>>> outros
>>>>>> IPs do mesmo range que respondem ICMP, não há perda nenhuma.
>>>>>>
>>>>>> Testamos via NET/Claro e funciona normal, testamos em um provedor
>>>>>> que tem ITX com a COGENT e também funcionou. Porém não temos nem
>>>>>> argumentos para abrir TK nas operadoras.
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>> Atenciosamente,
>>>>>> Samuel Hartmann
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>> -----Mensagem original-----
>>>>>> De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> Em nome de Danton Nunes
>>>>>> Enviada em: terça-feira, 28 de abril de 2020 10:15
>>>>>> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
>>>>>> <gter at eng.registro.br>
>>>>>> Assunto: Re: [GTER] RES: Problemas em alguns jogos
>>>>>>
>>>>>> On Mon, 27 Apr 2020, Elizandro Pacheco wrote:
>>>>>>
>>>>>>> Em especial ao COD, não podemos esquecer que o WARZONE está em
>>>>>>> beta. E a capacidade de servidores atual não suporta a demanda
>>>>>>> repentina que teve. Tem dias que leva horas pra logar, e quando
>>>>>>> loga o packet loss é
>>>>>> bem
>>>>>> grande.
>>>>>>> Uso aqui com 2 provedores distintos e rotas distintas, no caso
>>>>>>> desse jogo é bem instável e geral. Pela manhã geralmente é "menos
>>>>>>> pior", mas a tarde , noite e finais de semana é impossível.
>>>>>> nossa, está até parecendo aplicativo da Caixa Econômica Federal!
>>>>>> --
>>>>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>>>
>>>>>> --
>>>>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>>>
>>>>> --
>>>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>>
>>>> --
>>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>
>>>> --
>>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>
>> --
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>> --
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter

-- 
Atenciosamente,
_______________________________
Alysson José da Silva
Network Analyst
ITNET Telecom
Av. Ivo de Carvalho, 350 - Itabaiana, SE
CEP: 49500-001
Tel.: +55 (79) 98166-9018



More information about the gter mailing list