[GTER] Dúvida sobre communities RT no IX.BR

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Jul 14 02:24:54 -03 2020

Falando das Communities de Engenharia de Tráfego do IX.BR.
Se um ASN anunciar uma ROTA com uma communitie RT com destino a um ASN 16
Bits, a ação desejada será realizada?

Exemplificando:
Se um ASN participante anunciar uma rota com a community "RT:65000:15169",
os route-servers do IX.BR vão fazer a tratativa de "Não exporta essa rota
para o ASN do Google" ?

P.S.: Pergunta parece tola, mas:
A- Apesar de nas documentações oficiais do IX.BR [1][2] ter sido citado o
suporte a extended communities, não está claro qual será o comportameno dos
route-servers se eu aplicar uma community RT com o target sendo um ASN 16
bits.
B- Estou encontrado divergência sobre esse comportamento entre alguns IXPs
além do IX.BR.

[1] https://ix.br/route-server-and-commmunities
[2]
http://old.ix.br/doc/politica-de-tratamento-de-communities-no-ix-br-v3_0.pdf