[GTER] Boas Práticas Segregação

Joelson Tadeu Vendramin jtvendramin at yahoo.com.br
Wed Dec 30 14:24:45 -03 2020

William, boa tarde!

Complementando as informações colocadas pelo Danton, o que eu tenho
feito como regra geral para os casos de um CIDR IPv6 /48 é o seguinte:

Se possível procurar dividir o bloco IPv6 em algo que seja "mnemônico"
para administrar... uma boa divisão seria "quebrar" o /48 em subredes
/52 pois você enxerga mais fácil a rede no 1o. hexa do 4o. "chunk" do
endereço IPv6: 2001:0db8:nnnn:X000::/52. Sempre que possível, procuro
"fugir" de divisões mais complicadas (como /53, /54, /55)

Para o endereçamento da rede interna (normalmente feita em IPv4 via
RFC1918), procure criar alguma forma de equivalência em IPv6. A título
de exemplo: Se você possui uma rede interna endereçada no prefixo
10.0.0.0/8 e subredes /20 poderia abrigar todo esse espaço de
endereçamento em uma relação 1:1 dentro de um único /52 IPv6, sendo...

     1a. subrede IPv4 /20 <==> 1a. subrede IPv6 /64
     2a. subrede IPv4 /20 <==> 2a. subrede IPv6 /64
     ... e assim por diante.

Um bom ponto de partida para outros "exercícios" de subdivisão do IPv6 é
essa documentação do site IPv6.br: http://ipv6.br/post/enderecamento-ipv6/

Atenciosamente,
--
Joelson