[GTER] Boas Práticas Segregação

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Wed Dec 30 12:10:56 -03 2020

On Tue, 29 Dec 2020, William Almeida wrote:

> Gostaria de saber se existe alguma boa prática para segregação dos blocos
> V4 / V6 dentro do AS. Vou trabalhar com cenário single multihomed
> Não estou me referindo à anuncio do BGP mas sim do uso interno dos blocos
> recebidos do Registro. Minha categoria é usuário final e não ISP.

política interna é interna, você deve conhecer tua rede bem melhor que
nós. IPv4 é um quebra-cabeças para alocar por conta da escassez, já IPv6 é
o paraíso, mesmo que vocè tenha recebido um "mero" /48.

> Vale a pena ainda usar loopback para estabelecimento de sessões ebgp/ibgp?
> É recomendável a utilização de /31 nas interfaces físicas? RFC 3021?

não precisa usar o loopback, nem é mais prática usual.

pode usar /31 pois não são interfaces de broadcast.

e ainda pode usar os endereços locais IPv6, embora não seja a melhor
prática pra ebgp mas pode usar na boa para ibgp (traceroute e outras
ferramentas de diagnóstico não vão enxergar o enlace).

-- Danton